Realizada no último domingo (13), a 17ª edição da Etapa Paranavaí do Circuito Sesc de Corridas reuniu mais de 650 participantes com idades entre 16 e 90 anos, que se dividiram entre as provas de 5km e 10km, além da caminhada. Os participantes percorreram trecho da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado, região da Praça Portugal.
O gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz, afirmou que a Etapa Paranavaí está crescendo ano após ano e atualmente é considerada a mais organizada do circuito no Paraná. Ao todo 24 cidades realizam o evento esportivo no Estado.
O mais experiente da Etapa Paranavaí foi José Antunes, que aos 90 anos fez os 5km de corrida em 42min e 14s. Ele afirmou que o tempo não foi menor porque não treinou para a corrida.
Seu Antunes conta que já foi atleta e participou de 23 maratonas e atualmente continua com as atividades físicas pelo bem da saúde. “Não prático só corrida. Diariamente realizo outros exercícios em casa”, disse em entrevista ao Diário do Noroeste.
A participação de pessoas com idades acima dos 70 anos não se limitou ao ex-atleta. A equipe do Diário do Noroeste entrevistou outros três inscritos que estiveram na caminhada: João Batista Guimarães, 72 anos; Iraci Godoi, 83 anos; Mercedes Mouro Segre, 86 anos.
Enquanto João participa pela primeira vez da Etapa Paranavaí, Iraci e Mercedes já estiveram em outras edições. A presença dos três no evento tem um objetivo em comum: qualidade de vida.
O tema também é o foco de outros participantes entrevistados pelo Diário do Noroeste. É o caso de Adriano Evangelista Guimarães, 39 anos, que é cadeirante e percorreu os 10km em 1 hora e 6 segundos. Seu início na corrida de rua foi há 2 anos, nesse período já participou de meia-maratona. “Pra mim foi maravilhoso. A saúde fica outra coisa”, afirmou.
O competidor com o melhor tempo geral dos 10km, Jacques Antonio, tenta promover a modalidade como estilo de vida, pois ela traz benefícios em diversas áreas. Jacques terminou a prova em 33 minutos e 30 segundos.
Presidente do Instituto Vc Run, Alison Cardoso de Oliveira, destacou que a realização de eventos é importante para incentivar as pessoas a saírem do sedentarismo.
Ele também avaliou que o número de provas de corrida de rua está crescendo em Paranavaí, mas ainda não é o ideal.
Parceiro desta 17ª etapa, o Diário do Noroeste distribui brindes para o participante mais velho, José Antunes, e família com mais membros inscritos: Alison Oliveira, Irenilda Cardoso e Bruno Santos.
O diretor geral do DN, Sérgio Carlos de Carvalho Filho, destacou que a empresa sempre apoiou e incentivou o esporte local e regional. Ao lado da esposa, Bruna Carvalho, ele participou da prova do 5km. Ambos terminaram o percurso em 37 minutos e 50 segundos.
- Clique aqui e confira os resultados da corrida por categoria;
- Clique aqui e confira a cobertura fotográfica do evento.