Neste domingo, às 8 horas, será realizada em Paranavaí mais uma etapa do Pedalando e Caminhando contra a Pólio, atividade do Rotary Internacional e que visa a erradicação da poliomielite (paralisia infantil) no mundo. Para o sucesso da missão é preciso vacinar as crianças contra a grave doença que deixa sequelas permanentes.
Todos os clubes da cidade estão engajados na organização. A participação terá cobrança simbólica de R$ 5 ou um quilo de alimento não perecível. Haverá sorteio de bicicletas e outros brindes. Pessoas de todas as idades podem participar, de bike ou a pé, o que torna o evento ainda mais democrático e possibilita a participação de toda a comunidade.
Nesta terça-feira, integrantes dos clubes visitam o Diário do Noroeste e falaram sobre a expectativa da ação. Veja a entrevista completa:
Presidente do Fazenda Brasileira, Paula Santin Mazaro explica que a ideia é promover a cultura da vacinação. Por isso, reforça o apelo para que pais ou responsáveis levem as crianças para receberem a dose de proteção.
A presidente detalha que o recurso financeiro arrecadado com a inscrição será encaminhado para o fundo de compra de vacinas que objetiva erradicar a doença em todo o mundo. Os alimentos vão para entidades assistenciais de Paranavaí.
Atualmente há registro de casos da doença no Afeganistão e no Paquistão. No entanto,recentemente o vírus foi identificado em regiões da América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa.
A vacina é inteiramente gratuita no Brasil. No entanto, a imunização segue com índices baixos. Em 2022, a cobertura vacinal para a doença no país ficou em 77,16%. No ano passado melhorou um pouco, atingindo 84,63%, ainda abaixo da taxa de 95% recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para impedir a circulação do vírus. Os dados são do Ministério da Saúde.
Na visita ao DN durante a manhã desta terça-feira estiveram presentes também o diretor de imagem pública do Rotary Entre Rios, Onivaldo Izidoro Pereira; e Cláudio Miguel de Souza, integrante do Rotary Arenito. Eles lembram que a ação do esforço contra a pólio será realizada em diversas cidades.