Evento reúne empresas e instituições de ensino para exposição de produtos e serviços em diferentes segmentos, da informática à mobilidade, na área de alimentos e muitas outras
REINALDO SILVA
Da Redação
Empresas de tecnologia e instituições de ensino e pesquisa reunidas no mesmo espaço para compartilhar produtos, serviços e experiências. Essa é a proposta do Inovatech 2024, que começou ontem (17) e segue nesta sexta-feira (18), com atividades a partir das 15h, no Centro de Eventos Armando Trindade Fonseca, em Paranavaí.
Além da exposição, a programação conta com workshop sobre associativismo e marketing digital, com foco no produtor rural; apresentação da Secretaria de Estado de Inovação; talk show com o apresentador Igor Coelho; e concurso de cosplay.
A consultora do Sebrae Narliane de Melo Martins explica que o Inovatech 2024 apresenta soluções tecnológicas para problemas enfrentados por empresas de diferentes segmentos. Da informática à mobilidade, na área de alimentos, na robótica… São inúmeras possibilidades.
Da mesma forma que nas edições anteriores, a expectativa é que os expositores prospectem e fechem negócios, ampliando a rede de contatos e conquistando novos clientes.
No caso das instituições de ensino, a proposta é apresentarem os resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos. Eles têm a chance de demonstrar o potencial criativo e conhecer de perto as novidades do mercado.
Aluna do curso técnico integrado em Agroindústria do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Giovana Bianchi fala do Inovatech como espaço para levar à comunidade projetos de inovação, comprovando que há mais do que teoria dentro da sala de aula; há resultados práticos.
Também do IFPR, a acadêmica do curso de licenciatura em Química Larissa Oliveira dos Santos destaca que eventos como o Inovatech motivam o público a buscar novidades e investir em ferramentas eficientes para os negócios.
Os estudantes Henrique Reis Nabarrete Garcia e Willian Matheus Feitosa Ramos, do 4º ano de Engenharia Elétrica do IFPR, levaram para o Inovatech um projeto voltado a pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O dispositivo que desenvolveram capta vibrações sonoras e as transforma em notificação no telefone celular. O processo rápido facilita o convívio social desse público e também garante segurança em eventuais situações de risco.
A consultora do Sebrae diz estar otimista com os resultados deste ano e convida a população a visitar o Inovatech. A entrada é gratuita.