Há vagas em 13 colégios estaduais dos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Paranavaí. Interessados devem procurar a secretaria da escola
REINALDO SILVA
Da Redação
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio combinam o conteúdo regular e a formação profissionalizante, permitindo que os alunos adquiram conhecimentos gerais e específicos de forma simultânea. Nos municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí, 13 colégios estaduais estão com inscrições abertas, sendo o público-alvo estudantes que concluem o nono ano do ensino fundamental em 2024. O prazo segue até 30 de outubro.
Técnica pedagógica da Educação Profissional do NRE de Paranavaí, Júnia Zacharias explica que as aulas acontecem no mesmo período em que o estudante está matriculado, sem atividades no contraturno (à exceção da formação de docentes).
Depois de três anos, os participantes recebem certificação e podem atuar profissionalmente em diferentes empresas ou até mesmo empreender. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) estima que os estudantes dos cursos técnicos tenham 32% de chance a mais de colocação no mercado de trabalho.
Júnia Zacharias é entusiasta dessa modalidade de ensino. “Acreditamos que a educação profissional é um caminho valioso que pode fazer toda a diferença no futuro dos nossos alunos.”
De acordo com ela, as experiências em sala de aula, as visitas técnicas, as palestras e os eventos envolvendo o setor produtivo aproximam os estudantes do mundo do trabalho. Contribui com essa realidade a parceria com agências integradoras e empresas que encaminham e recebem os alunos dos cursos técnicos para estágios remunerados ou mesmo como funcionários efetivos.
As opções de cursos técnicos são definidas com base nas demandas do arranjo produtivo local. Há vagas para administração, formação de docentes, farmácia, agronegócio, eletrotécnica, estética, enfermagem, desenvolvimento de sistemas, programação de jogos digitais, automação industrial, eletromecânica, segurança do trabalho e manutenção automotiva.
As escolas são de Alto Paraná, Nova Esperança, Paraíso do Norte, Paranacity, Terra Rica e Paranavaí.
Para fazer a inscrição, pais ou responsáveis legais devem preencher o cadastro e apresentar os seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF, histórico escolar ou declaração de matrícula no nono ano do ensino fundamental, declaração emitida pela instituição de ensino para aluno bolsista da rede privada e declaração de vacinação. Não há cobrança de taxa.
Confira a lista de cursos técnicos integrados em cada município:
Paranavaí
Col. Est. Professor Bento Munhoz da Rocha Neto – farmácia, estética, enfermagem e desenvolvimento de sistemas
Col. Est. do Campo Adélia Arnaldi – eletrotécnica
Col. Est. Enira Ribeiro – eletrotécnica
Col. Est. de Paranavaí – administração, programação de jogos digitais, desenvolvimento de sistemas, formação de docentes e automação industrial
CECM Flauzina Viegas – eletromecânica
CECM Leonoel Franca – eletromecânica
Col. Est. Dr. Marins Alves de Camargo – segurança do trabalho
CECM Silvio Vidal – administração, desenvolvimento de sistemas e manutenção automotiva
Alto Paraná
Col. Est. Rainha da Paz – administração
Nova Esperança
Col. Est. São Vicente de Paula – administração e formação de docentes
Paraíso do Norte
Col. Est. Paraíso do Norte – formação de docentes
Paranacity
Col. Est. Antonio Tortato – farmácia, agronegócio e formação de docentes
Terra Rica
Col. Est. James Patrick Clark – formação de docentes.
Comentários 0