O prefeito detalhou conquistas nas áreas da educação, saúde, geração de empregos, esporte, lazer e na infraestrutura com asfaltamento de grande parte da cidade. Ele visitou o Diário do Noroeste nesta terça-feira
ADÃO RIBEIRO
Candidato único e com aprovação acima de 95%, o prefeito reeleito de Mirador, Fabiano Travain, credita o sucesso do mandato ao grande volume de obras no município. Uma delas é emblemática: o número de ruas asfaltadas na cidade. O município tinha pavimento em cerca de 30% das vias. Neste mandato o número de ruas com asfalto subiu para 70%. Previsão é que até o fim de 2025 cerca de 90% das ruas estejam pavimentadas, índice que chegará a 100% até o final do segundo mandato em 2028.
Também o Distrito de Quatro Marcos, atualmente sem ruas com asfalto, deverá ser beneficiado. Recursos estão garantidos e a parte da galeria está concluída. No próximo mês, começará a obra de terraplenagem e asfaltamento propriamente dito. Outra conquista é o asfaltamento do acesso da cidade ao distrito. As obras estão em execução com mais de 700 metros concluídos. A ideia é fazer todo o percurso nos próximos anos na parceria com o governador Ratinho Júnior.
EMPREGO – Além da infraestrutura, a cidade investe na geração de empregos. Um barracão industrial está em andamento e outro poderá ser feito futuramente. A prefeitura entende a sua importância para os trabalhadores, reforça Travain. Tanto que atualmente custeia as despesas de transporte de trabalhadores para as grandes indústrias perto do município.
TURISMO – Outra aposta para geração de trabalho e renda é o turismo. Mirador tem grande potencial para a pesca esportiva no Rio Ivaí. O prefeito espera que o asfaltamento até o rio incentive os empreendimentos privados, atraindo pessoas para o lazer e o descanso. A prefeitura deverá construir uma área com estacionamento e estrutura para acolher o turista. Fabiano Travain lembra que o turismo tem o mesmo potencial de uma grande indústria.
EDUCAÇÃO – A prefeitura investe maciçamente em educação. A Escola Carlos Chagas, com décadas de existência, nunca havia passado por uma grande reforma, o que finalmente ocorreu. As salas têm ar-condicionado, quadros com recursos de multimídia e outros itens que facilitam o aprendizado e proporcionam conforto. Também a quadra poliesportiva deve ser concluída.
POLÍTICA – Ser candidato único foi fruto da aprovação popular, opina o prefeito. Ele cita que no período que antecedeu as convenções havia a possibilidade de outra candidatura, o que acabou não se configurando.
Houve então a montagem das chapas de candidatos a vereador. O grupo formado por PSD e PP do prefeito fez cinco cadeiras. O outro grupo, chamado de neutro pelo prefeito e não de oposição, conquistou quatro cadeiras, sendo duas do PSDB e duas do PSB.
Travain diz que a relação é tranquila e que mesmo quem fez oposição ao mandato votou nos projetos de interesse para a cidade.
A campanha também foi tranquila e não houve ações difamatórias ou pedidos para votar em branco ou anular o voto.
AMUNPAR – Atual vice-presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar –, Travain deve agora pleitear a presidência. Ele confirmou que pretende colocar o nome à disposição e vem conversando com outros prefeitos. Acredita ter o apoio de boa parte deles. Fabiano Travain é atual presidente do Cica, o consórcio ambiental intermunicipal.
Ele vê como estratégico também o Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços (CIS/Amunpar). Aliás, na visão do gestor, o consórcio de saúde é indispensável para os pequenos municípios, agilizando a prestação de serviços e vencendo a burocracia.
Caso seja eleito presidente da Amunpar, Travain antecipa a manutenção das grandes lutas regionais, incluindo a ponte interligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul, a duplicação da BR-376 até Nova Londrina, o curso de Medicina, o programa de irrigação rural e o incentivo ao turismo. Também pretende propor novas ideias para somar ao trabalho já existente. O vice-prefeito de Mirador é Ivan Beraldo, do Distrito de Quatro Marcos.
A entrevista foi concedida por Fabiano Travain na manhã desta terça-feira (22 de outubro). A íntegra pode ser vista no canal do Diário do Noroeste no YouTube (youtube.com/@diariodonoroestepr).
Comentários 0