Exemplo de sucesso foi a missão de empresários à Tailândia, em junho deste ano, que permitiu conhecer novos processos industriais e buscar parcerias no mercado externo
A articulação entre o Sindicato das Indústrias de Mandioca do Paraná (Simp) e a Gestão de Relações Internacionais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) está ampliando as possibilidades de negócios no mercado externo. O objetivo é alcançar novos parceiros comerciais e fortalecer o setor.
O assunto foi discutido na 2ª Reunião Plenária para Sindicatos da Indústria, na tarde desta quinta-feira (24), evento com participação de representantes de diferentes segmentos. Além de apresentar as áreas de atuação da Fiep, o encontro foi oportunidade para compartilhar experiências.
A secretária-executiva do Simp, Mariana de Araújo Tavares, expôs a experiência da missão à Tailândia em junho deste ano. O país foi escolhido por ser o maior produtor de amido de mandioca do mundo.
O Simp contou com apoio financeiro, administrativo e institucional da Fiep, o que permitiu à comitiva brasileira vivenciar capacitações e conhecer associações ligadas à cadeia produtiva da mandioca no país asiático.
Mais do que novas perspectivas para a produção industrial, a viagem gerou expectativas positivas, com a prospecção de negócios.
RODADA DE NEGÓCIOS – A parceria entre o Simp e a Fiep também levou os associados a São Paulo, na Rodada de Negócios da Câmara de Comércio Árabe Brasileiro, que incentivou o início de pesquisas de mercado e, mais uma vez, ampliou as possibilidades de comércio exterior.
Veio também a proposta de promover em Paranavaí, no Noroeste do Paraná, evento semelhante, uma rodada de negócios voltada para a indústria de transformação da raiz de mandioca. O evento será em 2025.
Antes, no dia 28 de outubro deste ano, os associados ao Simp terão a oportunidade de participar de um workshop de nivelamento, cujo objetivo é preparar as empresas para a rodada de negócios.