Desde domingo, os portões dos cemitérios de Paranavaí permanecem abertos das 6h às 19h. No Dia de Finados, o horário de funcionamento será das 6h às 20h
REINALDO SILVA
Da Redação
Termina nesta quinta-feira (31) o prazo para construções, reformas e reparos de túmulos nos cemitérios de Paranavaí. Pintura e limpeza podem ser feitas até sexta-feira (1º de novembro). A preparação faz parte da tradição do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro pela comunidade católica para dirigir homenagens e orações aos mortos.
O administrador dos cemitérios municipais de Paranavaí, Amílcar Pereira dos Santos, informa que desde domingo (27) o horário de visitação se estende das 6h às 19h. Normalmente os portões são abertos às 7h. O objetivo da ampliação é garantir que os interessados tenham a oportunidade de fazer os ajustes necessários nos túmulos de familiares ou amigos.
No sábado, Dia de Finados, as visitas serão possíveis das 6h às 20h, e haverá celebrações religiosas em diferentes momentos.
De acordo com a Cúria Diocesana, as missas no Cemitério Central estão previstas para 7h (padre Rivaldo), 8h30 (padre Marcelo), 10h (padre Gustavo), 12h (padre Pedro Junior), 15h (padre José Carlos) e 17h (frei Tiago).
No cemitério parque Recanto da Saudade, as missas serão às 7h (padre Paulo), 9h (padre Romildo) e 15h (padre Elfrem).
A orientação para os fiéis é que levem garrafinha de água a fim de se hidratarem durante a celebração. Também é permitido entrar com banquinho ou cadeira móvel para acomodação durante a missa.
A expectativa é que mais de 35 mil pessoas visitem os dois cemitérios no sábado.
Pereira dos Santos faz um apelo à população: que não deixe perto dos túmulos embalagens plásticas e outros objetos que possam acumular água. A preocupação é que se tornem criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.