Obra histórica visa integrar Querência do Norte e Icaraíma, com investimento de R$ 5,8 milhões para facilitar o escoamento agrícola, promover o turismo e reduzir distâncias
Cibele Chacon
Da redação
Uma obra aguardada há décadas pela população de Querência do Norte e Icaraíma começa a ganhar forma com a contratação do Consórcio VL-Estratégica, de Maceió, para realizar os projetos de engenharia e arquitetura que viabilizarão a construção de uma ponte de 350 metros sobre o Rio Ivaí, além da pavimentação de 54 km da PR-218. Orçada em R$ 5.864.640,00, a infraestrutura deve transformar a região ao substituir o atual trajeto por balsa e estradas de terra e cascalho por uma rodovia asfaltada que ligará as duas cidades e ampliará as possibilidades de desenvolvimento local.
A ponte, projetada com tabuleiro de 10 metros de largura, possibilitará a passagem de veículos de passeio, caminhões e ônibus, garantindo um tráfego mais seguro e eficiente.
CONQUISTA – Segundo o prefeito de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes, a obra é uma vitória para a comunidade e um passo fundamental para corrigir “um atraso histórico de décadas” no extremo noroeste do estado. “A pavimentação da PR-218 e a construção dessa ponte representam mais do que uma melhoria de mobilidade; é uma oportunidade para o desenvolvimento econômico, social e turístico de Querência do Norte e toda a região,” afirma.
Atualmente, o trajeto entre as duas cidades, que soma cerca de 51 km, é coberto por cascalho e, em alguns trechos, apenas terra. A travessia do Rio Ivaí, um dos maiores rios do estado, é feita unicamente por balsa, um serviço lento e que, segundo moradores e produtores da região, limita o transporte e o escoamento da produção agrícola, além de afastar investidores. “A ponte vai dar uma opção a mais para todo o norte e noroeste do Paraná se conectar ao Mato Grosso do Sul, e isso é fundamental para a expansão do nosso comércio, da nossa produção agrícola e para melhorar a vida das pessoas,” destaca o prefeito.
PRODUÇÃO – Querência do Norte, conhecida como a capital do arroz, é uma região de forte economia agrícola, com destaque para o cultivo de arroz irrigado, milho safrinha, soja e ginseng, além da pecuária de corte e leiteira. Fernandes reforça que a nova ponte e a pavimentação da PR-218 beneficiarão diretamente a exportação desses produtos, além de permitir uma rota mais rápida para os portos do estado. “Querência vai finalmente ter uma estrutura que permita escoar a produção de maneira ágil e eficiente. É um sonho antigo que começa a se realizar,” celebra o prefeito.
Outro ponto de destaque é a melhoria no acesso aos serviços de saúde e órgãos públicos. Fernandes explica que hoje, os pacientes de Querência que necessitam de tratamento em Umuarama, especialmente os de oncologia, precisam dar uma longa volta por Tapira, devido à falta de uma ponte direta. “Essa obra vai reduzir em cerca de 60 km o trajeto até Umuarama, onde nossos pacientes oncológicos e aqueles que precisam de perícias médicas da Receita Federal são atendidos. Isso representa não apenas uma economia de tempo, mas uma qualidade de vida maior para quem precisa desses serviços com urgência,” enfatiza.
TURISMO – Além dos benefícios para o setor produtivo e para a saúde, o prefeito de Querência do Norte aposta no turismo como um novo eixo de desenvolvimento para a cidade, especialmente pela conexão dos portos locais, como Porto Felício, Porto Natal, Porto Brasílio, Porto 18 e Porto Floresta, até Porto Rico. “A ponte vai interligar esses portos com um acesso de qualidade, impulsionando o turismo local.” aponta.
O projeto de pavimentação e a construção da ponte fazem parte de um planejamento estadual para desenvolvimento da infraestrutura viária, e tiveram sua execução garantida após inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias do Estado em 2022, atendendo a um antigo pedido da comunidade local.