Por Ivan Fuquini / setorista esportivo
Na noite de quinta-feira (31 de outubro), o Corinthians perdeu de 2 a 1 para o Racing, da Argentina, e foi eliminado da semifinal da Copa Sul-Americana. Com a desclassificação, o time paulista praticamente esgotou todas as suas chances de disputar a Copa do Brasil em 2025. A única oportunidade de garantir a vaga na competição é pelo Brasileiro, mas a possibilidade está praticamente descartada.
Para se classificar pelo Brasileirão, o Corinthians precisa ficar entre os classificados à Copa Libertadores da América, ou entre os sete primeiros colocados do torneio. Segundo o departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a chance para isso acontecer é de apenas 0,003%.
Com 34 pontos e na 15ª posição, o Corinthians está mais próximo da briga pelo rebaixamento do que a vaga entre os sete primeiros colocados. A diferença de pontos para o primeiro time na zona de rebaixamento é apenas 1 ponto e para o 7º colocado são de 12. Ainda faltam sete rodadas para o término do campeonato, ou seja, 21 pontos em disputa.
Outra possibilidade de classificação direta para Copa do Brasil seria pelo Campeonato Paulista, porém o clube não teve bom aproveitamento e ficou fora dos cinco melhores colocados do torneio em 2024.
Em 2025, o Corinthians pode disputar apenas as seguintes competições: o Paulista e o Campeonato Brasileiro, que ainda será decidido em qual divisão.