Celebrado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra marca o reconhecimento da luta pelo fim da escravidão no Brasil. É uma referência à data da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, assassinado por bandeirantes em 1965.
A reverência à história da negritude no país se transformou em feriado nacional, em lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. A institucionalização do Dia da Consciência Negra em todo o território nacional tem como objetivo fomentar uma análise crítica sobre a discriminação racial, o racismo e as disparidades sociais.
Em Paranavaí, a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir) preparou uma extensa programação ao longo de todo o mês, com atividades culturais, promoção de saúde e conscientização.
Dois shows marcaram a abertura do Mês da Consciência Negra, no dia 1º de novembro, na Praça dos Pioneiros, com apoio da Fundação Cultural de Paranavaí: “Forró”, com o Trio Cumadi Zeca, e “O som negro no mundo”, com João Henrique. O espaço público também reuniu barracas de artesanato, tranças e vestuários africanos e afro-brasileiros.
Na próxima sexta-feira (8), acadêmicos da Unifatecie estarão no calçadão da Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade, promovendo cuidados com a saúde da população negra.
No dia 12, haverá palestra sobre letramento racial no Colégio Estadual Cívico-Militar Silvio Vidal. De 18 a 23, a Anpir promoverá a XXVIII Semana da Negritude e a XVIII Semana África-Brasil.
No dia 20, feriado nacional, as atividades se concentrarão na Praça dos Pioneiros, com recreação infantil, exames e orientações de saúde, barracas com produtos e serviços da cultura afro, apresentações de capoeira, show de samba e rap e desfile.
O dia 23 terá o Jantar da Negritude 2024, no Clube do Professor, a partir das 20h30. No cardápio, o calulu, prato típico de Angola e São Tomé e Príncipe.
No dia 30 de novembro, para marcar o fim das atividades, haverá show e homenagem póstuma ao músico Arnaldo dos Santos, músico e professor de música, que morreu no dia 12 de agosto deste ano.