Cibele Chacon – da redação
Dois policiais militares em patrulhamento em Japurá protagonizaram um momento de descontração que rapidamente viralizou nas redes sociais no último domingo (3). Ao serem convidados por crianças para uma partida de futebol na rua, os policiais Valter Harmatiuk e Vinícius Barbosa aceitaram o convite e jogaram com os meninos, gerando uma interação que emocionou a comunidade (assista ao vídeo abaixo).
Segundo o Major Araújo, Comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a iniciativa faz parte de um esforço contínuo da corporação para se aproximar da população nos municípios atendidos pela unidade. “Não é uma situação isolada, não é uma situação só dos dois policiais militares. Então, a gente vem incentivando os nossos policiais militares nos sete municípios que nós atendemos a se aproximar de alguma forma das pessoas”, afirmou o Major.
Ele explica que, especialmente com crianças, a polícia busca estabelecer um vínculo positivo, criando proximidade e superando possíveis receios. “As crianças têm esse encantamento, têm a ideia dos heróis, de criar identidade na sua última fase de infância, então fica um pouquinho mais fácil da gente ter essa proximidade”, comentou o Major. Mesmo assim, ele ressalta que nem sempre essa aproximação é simples: “Às vezes, influenciadas pelos pais ou pelos ambientes que elas vivem, pode ser que [a criança] passe a ter medo da polícia militar. Então nosso objetivo principal é quebrar essa resistência, quebrar esses paradigmas da maneira mais simples.”
O momento em Japurá ilustra uma prática que a 5ª CIPM já vem realizando em outras localidades, como paradas em frente às escolas, visitas a creches e interação em locais públicos. No domingo, após acompanharem a saída de fiéis de uma missa, os policiais faziam o patrulhamento de rotina quando foram convidados para a partida de futebol. As crianças esperavam uma recusa, mas eles surpreenderam ao aceitar o convite e participar do jogo.
“Esse vínculo de confiança, esse laço de credibilidade é o que a gente procura fazer”, enfatizou o Major Araújo, destacando que a interação com a comunidade é essencial para o trabalho da Polícia Militar. “Isso tem facilitado o policiamento, porque a polícia militar, em especial, precisa da informação. A partir do momento que ela tem a informação, ela consegue direcionar o seu policiamento, direcionar os seus esforços para aquilo que a população gostaria de ver.”
O comandante concluiu parabenizando os soldados envolvidos e reforçou o apoio do comando a esse tipo de ação. “Ações simples como essa fazem a diferença no nosso serviço de proteger as pessoas”, finalizou.
Comentários 0