“Recentemente fui procurada por uma paciente que se queixava de falta de ar e tosse, sintomas que começaram de repente. Ao questioná-la sobre o que ela estava fazendo quando começaram os sinais, ela me respondeu: ‘Enquanto lavava o banheiro com uma misturinha de produtos para limpeza’”.
O relato é da médica pneumologista Ingrid Catiste Fazolin, que alerta para o perigo de combinar produtos químicos em casa. “Embora no diminutivo, a ‘misturinha’ de certos ingredientes pode gerar grandes riscos à saúde”, destaca.
Conforme explica a especialista, o perigo se dá em função dos vapores que surgem com a combinação de fórmulas, especialmente na fusão entre produtos ácidos e alcalinos. Esses gases, segundo a médica, podem irritar as vias respiratórias.
O hábito, aparentemente inofensivo, é bastante comum nos lares brasileiros, mas não se trata da saída mais segura, orienta a pneumologista. “Embora os produtos caseiros sejam frequentemente vistos como alternativas mais efetivas, muitos produtos de limpeza comerciais contêm agentes antimicrobianos e desinfetantes que, se usados corretamente, podem ser mais eficazes na eliminação de germes e na prevenção de doenças respiratórias”, considera.
A médica ainda ressalta que, durante o uso de qualquer agente de limpeza, o ideal é garantir boa ventilação do local e utilizar máscara, para ajudar a minimizar a inalação de vapores irritantes. A especialista também recomenda o uso de luvas, para não haver contato da pele com produtos químicos agressivos.
Ao surgimento de qualquer sintoma, a recomendação é procurar atendimento médico especializado rapidamente.
SERVIÇO
Ingrid Catiste Fazolin – CRM-PR 43.218 – RQE 30.538
Consulta online e presencial
WhatsApp: (44) 9 9897-1258
Instagram: @dra.ingridcatiste.pneumo
Comentários 0