Curitiba é sede da 17ª Conferência de Sistemas de Água e Esgoto de Pequeno Porte (SWWS) e da 9ª Conferência de Saneamento Orientada a Recursos (ROS), que começaram neste domingo (10) e seguem até quinta-feira (14). Os dois eventos mundiais são organizados pela IWA – International Water Association (Associação Internacional de Água), com o apoio da Sanepar, e têm a participação de 360 profissionais vindos de 33 países.
Eles se reúnem para discutir os mais diversos temas relacionados à água. São cientistas, acadêmicos, especialistas e pesquisadores que farão intercâmbio de ideias, tecnologias e soluções inovadoras para os desafios do saneamento ambiental sustentável e da universalização dos serviços de água e esgoto. Esta é a primeira vez que os dois eventos ocorrem de forma simultânea na América Latina.
“Os eventos da IWA são extremamente importantes. Mais uma vez, Curitiba e a Sanepar são escolhidas como referência. Vamos ter aqui profissionais de dezenas de países trazendo experiência, trazendo conhecimento. E a Sanepar está participando diretamente de todo o evento com muitos de nossos profissionais. Além disso, temos esta oportunidade ímpar de também expor nossas experiências. Temos várias práticas a mostrar para o mundo”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
As duas conferências são realizadas por dois grupos específicos da IWA que têm como objeto a projeção e a implementação de soluções descentralizadas para água e esgoto e de soluções em saneamento com foco em recuperação dos recursos.
“Os eventos se interrelacionam e têm muitos temas em comum. Considerando o contexto de que, no Brasil, ainda estamos longe de atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS 6 da ONU (alcançar água potável e saneamento para todos), é muito significativo que estas discussões sejam trazidas para cá”, afirma a diretora de Programas Estratégicos e Engajamento da IWA, Daniela Bemfica.
De acordo com ela, para os grupos da IWA também é importante reunir profissionais especialistas de vários países para debater inovações e ideias “na casa de uma das maiores companhias de saneamento do mundo”. “A Sanepar é líder em muitas esferas. Na questão do saneamento focado na recuperação de recursos, por exemplo, a empresa tem uma ação de destaque no Brasil”, diz Daniela.
Segundo ela, no último congresso da IWA, que aconteceu em agosto deste ano em Toronto, no Canadá, a empresa foi reconhecida como uma ‘Climate Smart Utilities’ no âmbito do Programa de Reconhecimento de Inteligência Climática para Empresas de Serviços Públicos. “Ou seja, foi eleita a melhor empresa de saneamento do mundo para ações de universalização do saneamento. Uma empresa de água e saneamento que está fazendo as suas ações de uma forma inteligente com relação ao clima é algo muito valioso, e faz a Sanepar ser mundialmente conhecida”, acrescenta.
PROGRAMAÇÃO E TEMAS – Em mais de 50 sessões, entre mesas-redondas, exposições orais, painéis, workshops e palestras, serão pelo menos 20 tópicos debatidos com profundidade nos quatro dias de eventos.
Alguns dos temas são estudos de caso de sistemas de água e esgoto, soluções de eficiência energética para pequenos sistemas, sistemas de tratamento e gestão de águas residuais de pequena escala, monitoramento de corpos d’água, ecossoluções para tratamento de águas residuais, monitoramento, recuperação e destino de patógenos em sistemas de água e esgoto, soluções em saneamento para comunidades rurais, gestão de biogás e recuperação de energia, controle e neutralidade de carbono, epidemiologia e microbiologia ambiental e dinâmica populacional.