REINALDO SILVA
Da Redação
Acompanhar o andamento de contratos e entregas de produtos e serviços. Garantir o cumprimento de prazos. Facilitar a comunicação entre diferentes secretarias e unidades administrativas municipais. Esses são alguns objetivos elencados pelo Observatório Social de Paranavaí no projeto “Entregas transparentes”, previsto para começar em 2025.
A ideia é criar uma ferramenta de monitoramento que otimize os processos e aumente a eficiência da aplicação dos recursos públicos. Os detalhes ainda estão sendo definidos, mas a essência da proposta já foi apresentada ao futuro prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, em reunião na tarde desta terça-feira (12).
A presidente do Observatório Social Maria Elzi Garbo lembrou que desde a fundação da entidade, em 2009, a preocupação é fortalecer os mecanismos de transparência da gestão municipal. Por isso, parte do trabalho consiste em fiscalizar todas as etapas dos processos licitatórios, da elaboração dos editais à escolha das empresas.
Com o projeto “Entregas transparentes”, o Observatório Social dará mais um passo, avançando também para o acompanhamento sistematizado da entrega de produtos e da execução de serviços. O trabalho já se mostrou necessário em outras oportunidades. Eventualmente, os voluntários identificaram itens diferentes ou em quantidades insuficientes em relação ao que estava previsto em contrato.
Sobre o tema, Gehlen disse que o Observatório Social encontrará as portas da prefeitura abertas para cumprir a missão de agente de controle social dos gastos públicos. Paralelamente, o futuro prefeito promoverá uma reforma administrativa, que incluirá o setor de compras, a fim de modernizar os trâmites licitatórios.
Ele também se mostrou favorável a outro projeto da entidade para 2025, como foco na educação fiscal. A intenção é orientar os alunos dos quintos anos da rede municipal sobre arrecadação e aplicação de verbas públicas.
O Observatório Social classifica a educação fiscal como essencial para a formação de uma sociedade consciente e responsável. Muitos cidadãos, especialmente os mais jovens, desconhecem como o sistema tributário funciona e como os recursos são revertidos para áreas como saúde, educação e infraestrutura.
O anteprojeto apresentado ao futuro prefeito de Paranavaí destaca que o objetivo é reduzir essa lacuna de conhecimento e formar uma geração de cidadão críticos e comprometidos com a boa gestão pública.