Representantes de todas as esferas da Educação em Paranavaí participaram esta semana da etapa municipal da IV Conferência Nacional de Educação (CONAE), no anfiteatro da Unipar. Os participantes discutiram a implementação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que valerá no Brasil pelo prazo de 10 anos, de 2024 a 2034. As propostas levantadas na etapa municipal da CONAE serão levadas pelos delegados eleitos para discussão na etapa estadual, marcada para acontecer de 1º de março a 30 de abril de 2022.
“A cada 10 anos temos este movimento para garantir as políticas educacionais em todo o país. Pensar neste momento de discussão e contribuição para a Educação, é pensar em um espaço democrático de representação; um espaço onde podemos trazer as nossas contribuições nesta etapa municipal, que seguirão depois para a etapa estadual, seguida da etapa nacional. As conferências que ocorrem nas três esferas culminam com o Plano Nacional de Educação (PNE) que, no ano de 2024, deverá estar implantado com essas contribuições, e dará base para a implantação ainda dos planos Estadual e Municipal de Educação em 2025. Agradecemos a administração municipal por abrir espaços e colaborar com esse processo e a todos os envolvidos neste debate de extrema importância e democrático para a Educação municipal, estadual e nacional”, destacou a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão.
Na avaliação do prefeito em exercício, Pedro Baraldi, “estes dois últimos anos foram bastante difíceis para a Educação municipal. As ações do Poder Público e todos os holofotes ficaram quase que exclusivamente voltados para a área da Saúde. Neste período, sabemos de todas as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da Educação para garantir a qualidade da aprendizagem das nossas crianças. As escolas precisaram assimilar muitas adaptações, com aulas remotas, atendimentos híbridos, implantação de esquemas de segurança sanitária. Sabemos que todos os profissionais da Educação colocaram muito seu esforço pessoal para dar conta desta tão nobre missão de ensinar. E estar aqui hoje, pensando políticas públicas fundamentais para o desenvolvimento da Educação até 2034, é realmente muito significativo e importante”.
Na abertura da etapa municipal da CONAE, a vereadora Maria Clara Gomes enfatizou que “é um prazer, como representante do Legislativo, fazer parte de um momento tão importante, de discutir ações que vão permear a nossa Educação pública do Brasil e, em especial, a rede municipal de ensino. Sou filha da rede pública municipal e da rede pública de ensino no contexto em geral. A Educação e os profissionais da Educação merecem todo o nosso apreço e olhar especial, pois a base da formação de cada cidadão”.