Luciano Gonçalves diz que a iniciativa gera valorização para as escolas, os professores e os alunos. É o reconhecimento do esforço de todos os envolvidos na rede de ensino
REINALDO SILVA / Da Redação
O projeto Semeando Leitores traz novas possibilidades de aprendizado para os estudantes do quinto ano do ensino fundamental. Resultado de uma parceria entre o Diário do Noroeste e a Secretaria de Educação de Paranavaí, tem como grande objetivo incentivar a leitura e a escrita, fechando a programação com um concurso de redação, que neste ano traz o tema “Carta ao prefeito: A cidade dos meus sonhos”.
Esta é a segunda edição do projeto, e, como no ano passado, envolve as 19 escolas municipais de Paranavaí. Cada instituição é responsável por organizar a elaboração das cartas e definir a melhor produção. Os 19 textos finalistas concorrem a prêmios: uma bicicleta para o aluno e uma poupança de R$ 1 mil para o professor.
Para o secretário de Educação Luciano Gonçalves, o nome do projeto é repleto de significado: “A palavra semear diz que você está estendendo as possibilidades de leitura. As crianças passam a compreender que o aprendizado não se limita ao espaço físico da escola. Aprendemos em todos os locais, em várias circunstâncias”.
O Semeando Leitores reforça que a educação é um processo social. As interações com a comunidade externa abrem novas perspectivas, acrescentam conhecimento, conduzem a caminhos diferentes daqueles trilhados no dia a dia dentro da sala de aula. “Essas possibilidades contribuem para o fortalecimento do aprendizado”, diz o secretário.
O tema escolhido para 2024, uma carta ao prefeito eleito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, incentiva as crianças e os adolescentes a colocarem no papel a realidade que conhecem de perto: em casa, no bairro, na escola, na vida. A partir dessa percepção, podem apresentar ideias e sugestões para o futuro gestor.
Gonçalves resume: “É o momento para que as crianças possam se manifestar e se posicionar com assuntos diversos”. Na primeira edição do projeto, em 2023, os estudantes responderam à pergunta “o que é o Natal para você?” e surpreenderam pela sensibilidade que transmitiram nos textos. A vencedora do concurso de redação foi Lara Alice Constantino da Silva, então matriculada na Escola Municipal Professora Edith Ebiner Eckert.
Ações como essa valorizam o trabalho dos professores e a dedicação dos alunos. “O Semeando Leitores dá visibilidade, fortalece a autoestima e garante prêmios”, aponta o secretário de Educação.
Quando fala em dar visibilidade, Gonçalves se refere principalmente à divulgação do projeto em todas as plataformas de comunicação do Diário do Noroeste, do jornal impresso às mídias digitais. Todos os agentes envolvidos no processo ganham destaque: escolas, professores, estudantes e patrocinadores.
Aliás, ao longo deste ano, o DN produziu, a cada edição impressa de fim de semana, uma página específica para assuntos ligados à educação, estampando a marca do Semeando Leitores.
Sobre a importância dos veículos de imprensa, o secretário de Educação argumenta que são essenciais para a dinâmica de ensino. O jornal impresso, por exemplo, é utilizado em sala de aula e coloca os estudantes em contato com diferentes gêneros textuais – notícia, crônica, artigo de opinião, carta, bilhete, receita…
Gonçalves reforça a necessidade de criar mecanismos que incentivem a leitura e a escrita. “Quem lê escreve melhor, se posiciona melhor, tem vocabulário melhor. A leitura e a escrita trazem essas referências formais para contribuir para a formação do aluno.”
CRONOGRAMA – A segunda edição do projeto Semeando Leitores foi apresentada às supervisoras pedagógicas das escolas no dia 6 de novembro, com a entrega do regulamento a cada instituição.
A partir de 8 de novembro, os professores de língua portuguesa iniciaram a preparação dos alunos para a confecção da carta dirigida ao futuro prefeito, tendo como prazo final para a entrega dos textos o dia 27 de novembro.
A leitura e a seleção das produções pela comissão avaliadora estão previstas para o dia 28 de novembro. A premiação será no dia 5 de dezembro.