A aprovação pelo Senado Federal nesta quarta-feira (15) do Projeto de Lei n° 5829/2019 (PL), que cria o marco legal para a geração própria de energia solar e demais fontes renováveis no Brasil, deve impulsionar o mercado de franquias na área de instalação e projetos solares em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.
A avaliação é de Rodolfo Meyer, CEO do Portal Solar Franquia. Segundo o executivo, os consumidores terão mais segurança jurídica nos projetos fotovoltaicos em residências e empresas e o País pode avançar na transição energética. “A criação do marco legal, além de ampliar os investimentos no País, vai estimular a entrada de novos empreendedores no segmento de energia solar”, comenta.
Atualmente, a empresa possui 118 franquias espalhadas pelo território nacional e já prevê dobrar a base em poucos meses. A franqueadora registrou somente no quarto trimestre de 2021 um crescimento de 136% no volume de franqueados. Lançada em maio deste ano, a franquia do Portal Solar recebe uma média mensal 950 interessados, o que representa cerca de 30 propostas por dia e uma taxa de 1,3 cadastros por hora.
Segundo o CEO do Portal Solar, a aprovação do PL, que retorna à Câmara dos Deputados, vai trazer estabilidade, previsibilidade e clareza para o crescimento acelerado da energia solar no Brasil. “A geração solar feita pelos consumidores é atualmente uma das principais alternativas contra os reajustes tarifários na conta de luz e alivia o orçamento do cidadão neste período de escassez hídrica”, diz Meyer.