(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Entre as atividades do Dia da Consciência Negra, show de samba aberto à comunidade
Foto: Anpir
Entre as atividades do Dia da Consciência Negra, show de samba aberto à comunidade Foto: Anpir

CIDADANIA

Programação alusiva à consciência negra segue até 30 de novembro em Paranavaí

REINALDO SILVA

Da Redação

A Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial de Paranavaí (Anpir) realiza neste sábado (23) um jantar alusivo ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento será no Clube do Professor do Noroeste, a partir das 20h30, com roda de samba e apresentação de João Henrique e DJ Nivaldo Rocha. No cardápio, um prato típico de Angola e São Tomé e Príncipe, o calulu, preparado com carne seca, espinafre, quiabo e berinjela.

A programação do Mês da Consciência Negra segue com a sessão de homenagem a personalidades negras na Câmara de Vereadores no dia 25, às 19h30. Os nomes escolhidos são Deusdete Ferreira de Cerqueira, ex-prefeito de Paranavaí, e Silvana Souza da Silva, liderança religiosa e professora música.

No dia 30, haverá tributo ao músico e professor de música Arnaldo dos Santos, que morreu no dia 12 de agosto deste ano. A data também marcará a entrega dos prêmios Gente Negra e terá roda de samba. O evento será no Sesc a partir das 19h30.

No Dia da Consciência Negra, a Anpir preparou uma série de atividades para toda a comunidade, com ênfase nas manifestações das culturas afro e afro-brasileira. A programação se concentrou na Praça dos Pioneiros: show de samba, feiras de artesanato, culinária e serviços, recreação infantil, exames de saúde, batalha de rima, arte em grafite, contação de histórias e desfile.

O presidente da Anpir, Celso José dos Santos, afirmou que o evento na praça permitiu mais do que evidenciar as manifestações culturais e artísticas: abriu espaço para pessoas negras e ampliou o debate sobre o racismo. “Ações como essa reforçam o lado positivo, as pessoas se veem belas, encontram referenciais.”

Em 2024, pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra foi feriado em Paranavaí, graças a uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, estendendo a celebração, antes restrita a alguns municípios, para todo o país.

SERVIÇO – Há convites disponíveis para o jantar de sábado. Estão à venda no Sindicato dos Empregados no Comércio de Paranavaí e Região (Sindoscom), na Rua Marechal Cândido Rondon, 1.205. O telefone para contato é (44) 3423-2399. Cada convite custa R$ 30.

Compartilhe: