(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

25 DE NOVEMBRO

Dia Nacional do Doador de Sangue celebra o ato de salvar vidas

Para marcar a data, o Hemonúcleo Regional de Paranavaí preparou decoração especial e distribuirá brindes para os voluntários

REINALDO SILVA

Da Redação

O que você faria se tivesse a chance de salvar uma vida em risco? Doar sangue é exatamente isto: salvar vidas. Uma, duas, três, quatro. É uma ação voluntária, altruísta, daquelas que não trazem recompensa financeira, mas dão a sensação de que é possível fazer a diferença.

As coletas feitas no Hemonúcleo Regional de Paranavaí atendem à demanda de 22 hospitais do Noroeste do Paraná e, quando necessário, ajudam a suprir as necessidades da rede estadual.

Cada bolsa de sangue comporta de 400 a 480 mililitros e gera até quatro componentes – hemácia, plasma, plaqueta e crioprecipitado. São utilizados em pessoas acidentadas, ou durante procedimentos cirúrgicos, ou quando o quadro do paciente requer transfusão, ou diante da deficiência de coagulação, para citar alguns exemplos.

“Não temos uma composição que faça a substituição do sangue, então toda doação é importante. A doação contínua ajuda a manter o estoque de bolsas em situação regular”, diz o chefe do Hemonúcleo de Paranavaí, Lucas de Oliveira.

Lucas de Oliveira fala da importância da ação voluntária
Foto: Ivan Fuquini

Aí está a importância do voluntário, personagem celebrado nesta segunda-feira, 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue. A data põe em evidência pessoas que ajudam a salvar vidas.

Para marcar a comemoração, o Hemonúcleo de Paranavaí receberá os doadores com decoração especial – enfeites e acessórios na recepção, bexigas no corredor e nas salas de atendimento. Também haverá brindes para os voluntários e um lanche caprichado para depois da coleta de sangue.

São 60 agendamentos para segunda-feira, o dobro do fluxo diário. Conforme estimativa de Oliveira, em dias normais, a média é de 30 doadores.

PASSO A PASSO – O candidato à doação é cadastrado no sistema do Hemepar, que é a rede estadual. Para isso, precisa apresentar um documento oficial com foto e confirmar o endereço residencial.

Na etapa seguinte, o voluntário passa por uma triagem clínica e outra hematológica. Não havendo impedimentos, segue para a sala de coleta. Por último, é encaminhado para a sala de lanche.

Todo o procedimento é realizado com higiene e segurança, com duração de 40 minutos a uma hora.

Doações contínuas ajudam a manter o estoque de bolsas em situação regular
Foto: Ivan Fuquini

PARA DOAR – Algumas condições são indispensáveis para quem vai doar sangue: ter entre 16 e 60 anos; pesar acima de 50 quilos; estar descansado e bem alimentado; e gozar de boas condições de saúde.

Algumas situações são temporariamente impeditivas: estar com gripe ou resfriado; ter feito tatuagem há menos de seis meses; e ingerir bebida alcoólica até 12 horas antes da coleta. Em outros casos, o impedimento é definitivo: hepatite viral após 10 anos de idade; diabetes; epilepsia ou convulsão; hanseníase; doença renal crônica; e uso de drogas injetáveis ilícitas.

SERVIÇO – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à unidade central da Santa Casa. Os atendimentos vão de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 15h. O agendamento prévio deve ser feito na página da Secretaria de Estado da Saúde (sesa.pr.gov.br/doação).

Compartilhe: