Evento acontece na Praça Central nesta terça e quarta-feira, com livros a preços acessíveis para diversas faixas etárias
Cibele Chacon – da redação
Alto Paraná está recebendo nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27) o Ônibus do Saber, uma feira do livro itinerante promovida em parceria com a cidade de Pato Branco. O evento será realizado na Praça Central, das 8h às 12h e das 13h às 19h, oferecendo livros com preços entre R$ 5 e R$ 39.
Segundo a secretária municipal de Educação de Alto Paraná, Karine Aparecida Cardin, esta é a primeira vez que a iniciativa ocorre no município. “O objetivo é apresentar um portfólio atualizado e diversificado de exemplares de livros e materiais diversos, visando incentivar o gosto e o prazer pela leitura, ampliar a experiência com livros físicos ou mesmo oportunizar uma vivência inicial nesse segmento de livraria itinerante”, explicou.
O acervo principal da feira é voltado para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, mas também inclui títulos e materiais de interesse para adultos, tornando o evento atrativo para toda a família. “Embora o foco principal seja nos estudantes, a feira pode atrair e contemplar todos os públicos. É uma oportunidade para as famílias visitarem juntas e estimularem a leitura em casa”, destacou Karine.
As 10 instituições de ensino do município participarão do evento, que estará aberto ao público em geral. Apesar de o Ônibus do Saber, nesta edição, focar exclusivamente na venda de livros, Karine antecipou que a Secretaria de Educação já planeja incluir atividades diversificadas para as próximas visitas. “Devido ao final do ano e ao aviso prévio curto, não foi possível realizar algo diferenciado neste momento, mas em 2025 teremos grandes novidades”, garantiu.
A secretária ressaltou ainda a importância da ação para a democratização do acesso à literatura e à informação. “Essa iniciativa contribui para que crianças e familiares conheçam uma biblioteca itinerante, com uma grande variedade de livros, beneficiando o acesso e a democratização da informação e da literatura em diferentes contextos sociais.”