É consenso que boas noites de sono são de extrema importância para o desenvolvimento saudável das crianças desde o nascimento. É durante o sono que o corpo se recupera de desgastes do dia, promove o fortalecimento do sistema imunológico, libera hormônios do crescimento que ajudam no desenvolvimento físico e cerebral, regula o humor e consolida memórias e novos aprendizados.
No entanto, é comum surgirem dúvidas para organizar o sono de um bebê durante a rotina familiar. “A dificuldade de regular o sono dos pequenos é muito frequente nas consultas. Porém, desde pequenos devemos investir em uma boa rotina de sono e entender como funciona esse processo para os bebês. Isso dá previsibilidade à criança, reduz os níveis de agitação e por consequência favorece a autonomia do sono”, destaca a médica pediatra Agnes Andrade, de Paranavaí.
Segundo ela, quando não há uma rotina bem estabelecida, a criança pode ser levada a episódios de cansaço extremo e irritabilidade, o que pode acabar impedindo que ela durma bem.
Mas, então, o que fazer? A especialista cita quatro dicas que podem facilitar o dia a dia:
- tenha rotina do sono:
a rotina do sono é uma sequência de ações, feitas diariamente, no mesmo horário, que são prazerosas à mãe e ao bebê, e sinalizam para a criança que está chegando a hora de dormir. Bebês gostam de rotina e ter previsibilidade do que vai acontecer em seguida reduz o estresse e favorece a indução do sono;
- crie um ritual de relaxamento:
estabeleça um ritual calmante antes de dormir: dê banho, vista uma roupinha confortável e adequada para o clima, amamente e coloque o bebê para dormir. Mantenha uma regularidade nos horários, mas sem rigidez extrema, respeitando os dias em que o bebê não quer dormir no horário habitual;
- reduza os estímulos do ambiente:
desligue a televisão e os aparelhos eletrônicos, deixe a casa menos iluminada e adote brincadeiras mais tranquilas como ler e desenhar para os momentos antes de dormir;
- permita a soneca:
permita que seu bebê tire sonecas durante o dia. O descanso diurno ajuda a evitar que a criança fique muito cansada e irritada, o que pode atrapalhar o sono noturno.
Agnes Andrade recomenda que os pais mantenham conversas regulares sobre o assunto nas consultas com o pediatra. Em caso de dificuldades, a orientação é procurar o profissional de confiança.
SERVIÇO
Agnes Andrade – Médica pediatra (CRM 42.960 // RQE 31.841)
Endereço: Rua Manoel Ribas, 1978, Parque São Lourenço, ICT Clínica, em Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (41) 9 9732-2294
Instagram: @agnes.pediatra