ADÃO RIBEIRO
Atual presidente da Câmara e vereador mais votado nas eleições de 2020, Agnaldo de Souza Costa é o prefeito eleito de Terra Rica para o mandato 2025/2028. Ser simples e se dedicar ao trabalho fazem parte da “fórmula” indicada pelo futuro gestor para o reconhecimento que teve por parte da população. Para corresponder, antecipa que pretende dar sequência ao trabalho do prefeito Julio Leite e priorizar o aperfeiçoamento dos já eficazes serviços de saúde. O prefeito esteve na redação do Diário do Noroeste na última quarta-feira e concedeu entrevista exclusiva.
Após 14 anos de serviço na área da saúde e mais 10 anos na condição de professor concursado da rede municipal, Agnaldo valoriza essas duas áreas prioritárias para a população. Ele cita que a gestão atual atendeu a saúde com reforma das unidades básicas e do hospital municipal.
O futuro gestor concorda que as especialidades ainda são um desafio, situação criada a partir da pandemia de Covid-19 que represou as consultas e as cirurgias eletivas (com data marcada, portanto, não emergenciais). Ele espera regularizar em médio prazo e conta com o trabalho conjunto do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), um parceiro que vem prestando bons serviços.
EDUCAÇÃO VALORIZADA – Na área da educação, Agnaldo mais uma vez ressalta o trabalho do prefeito Julio Leite. O secretário da pasta na gestão foi Alex Medeiros, eleito vice-prefeito na chapa com Agnaldo.
O futuro gestor lembra que as escolas foram reformadas e a Casa da Cultura igualmente passou por melhorias. Os alunos, cerca de 2 mil no total, recebem material escolar e uniformes, além de alimentação balanceada.
O município tem uma pequena fila de pretensão de vagas para creches. O administrador espera resolver esse problema com a construção de uma nova unidade conquistada pelo atual prefeito e que deve ser construída em 2025. Parte da demanda foi atendida recentemente com quatro novas salas de aula.
O prefeito eleito concorda que a educação integral é um projeto a ser buscado para atender a comunidade escolar. Neste formato, acrescenta, os jovens podem estudar em um período e ter atividades complementares no outro turno.
Ainda para a juventude, o município investe na qualificação e no preparo para o mercado de trabalho. A cidade implantou a Guarda Mirim e oferece 200 vagas para adolescentes que queiram aprender coisas novas ou fazer estágio a partir dos 16 anos. Também quem ingressa no ensino superior pode conquistar o estágio com uma bolsa mensal mantida pelo município. Ao todo são 100 vagas.
ESTRADA DA BALSA – A infraestrutura é determinante para o desenvolvimento do turismo. A boa notícia é a pavimentação da chamada Estrada da Balsa. São 17 quilômetros com investimento de R$ 30 milhões na parceria com o Governo do Estado.
Com o asfalto, a Estrada da Balsa será uma nova fronteira turística, incentivando novos condomínios e loteamentos. A licitação deve acontecer já no começo do ano de 2025 e a obra na sequência, comemora.
TURISMO – Terra Rica é um lugar privilegiado. Tem as belezas naturais do Rio Paranapanema e outros atrativos como os “Três Morrinhos”, referência nacional para a prática do voo livre.
O município equipou recentemente a chamada Prainha do Garimpo com sete quiosques e pretende construir mais oito unidades. Ainda fez a rampa náutica e estuda outros aparelhos públicos como atrativo para as famílias. Agnaldo vê como solução duradoura as parcerias com a iniciativa privada para manutenção e equipamento dos espaços de lazer.
Ainda sobre as atrações, Terra Rica vai investir em parceira com o Governo R$ 7 milhões na construção do Cristo Redentor, estimulando o turismo religioso. No próximo mandato, deverá ser reconstruída a barragem do Paranapanema, afetada por uma forte chuva em 2014.
COSTA RICA – Essas e outras ações vão estreitar os laços do município com a chamada Costa Rica, o projeto turístico do Governo do Estado que envolve toda a região com as suas diversas opções de lazer, sobretudo, utilizando os rios Paraná, Ivaí e Paranapanema.
Agnaldo entende que todas as obras estruturantes de caráter regional podem ser fortalecidas através da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Ele afirma ser o caminho para fortalecer reivindicações com a duplicação total da BR-376 e a construção da ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso do Sul. “Juntos somos mais fortes”, sintetiza.
GERAÇÃO DE EMPREGOS – O prefeito falou ainda de outros temas de interesse do município, sobretudo, na qualidade de vida e na geração de empregos. O município tem uma área de 20 alqueires destinada para o Distrito Industrial, o que vem garantindo a chegada de novos projetos. Atualmente quatro grandes empresas investem na cidade, o que deve significar muitos postos de trabalho.
Por fim, Agnaldo agradeceu a confiança e pregou a união de forças para o desenvolvimento da cidade. Como disse já na sua apresentação, a eleição acabou no dia 6 de outubro e agora é hora de olhar para a frente. A cidade teve cinco candidaturas na disputa pela Prefeitura. Ele também vê a composição da Câmara como uma grande aliada do desenvolvimento da cidade. Na visita ao DN, o prefeito eleito estava acompanhado do atual prefeito e presidente da Amunpar, Julio Leite.
A entrevista completa pode ser acompanhada no canal do Diário do Noroeste no YouTube.