REINALDO SILVA / Da Redação
A edição 2024 do projeto Semeando Leitores terminou em festa. A premiação do concurso de redação reuniu os 19 alunos finalistas, professores e diretores das escolas municipais de Paranavaí. Foram recebidos por representantes da Secretaria de Educação e do Diário do Noroeste, parceiros na organização. Também participaram o prefeito em exercício Pedro Baraldi e o futuro gestor Mauricio Gehlen.
Neste ano, os estudantes escreveram cartas para apresentar a Paranavaí dos sonhos. O destinatário, o prefeito eleito. Gehlen recebeu os textos e garantiu que lerá todos. O que for possível, colocará em prática.
“Assumi esse compromisso com as crianças, que muito daquilo que elas escreveram eu colocarei em prática, chamarei essas crianças para que o dia que esse programa ou essa sugestão esteja implantada, eu possa dar a elas, sim, a importância que foi uma sugestão delas para nós desenvolvermos o município de Paranavaí cada vez mais.”
Para o futuro gestor, incentivar o pensamento crítico entre as crianças é o caminho para a formação de cidadãos conscientes e participativos. “Isso nos motiva, nos energiza.”
O prefeito em exercício também enalteceu o projeto Semeando Leitores, destacando que todas as iniciativas voltadas a descobrir talentos dos estudantes são bem-vindas. “Tivemos a oportunidade de conhecer a cartinha vencedora, e você vê nos detalhes como essa aluna conhece a cidade de Paranavaí. [Ela] coloca no papel tudo aquilo que a professora ensinou em sala de aula.”
A vencedora do concurso foi Lara Gabriely da Cruz da Silva, aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Jardim São Jorge (Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti). Na carta, a menina falou da realidade do bairro, opinou, sugeriu e encantou a comissão julgadora. O primeiro lugar rendeu a ela uma bicicleta. Em poucas palavras, disse que ficou feliz com o resultado e gostou muito do prêmio.
O secretário municipal de Educação, Luciano Gonçalves, afirmou que o projeto Semeando Leitores mostra a competência dos alunos para expor ideias e sonhos. A iniciativa é essencial, pois trata da leitura e da escrita.
O diretor-geral do Diário do Noroeste, Sérgio Carlos de Carvalho Filho, revelou felicidade diante da segunda edição do Semeando Leitores – a primeira foi em 2023. “Semear é desenvolver nas crianças a leitura e a escrita.” Complementou: “A educação é o futuro do Brasil, [por isso] que a próxima gestão possa abraçar as crianças e o projeto”.
A diretora-administrativa do DN, Bruna Carvalho, propôs uma reflexão aos presentes: “Qual é o nosso papel? O que temos semeado em nossas vidas? A educação e a sabedoria nos levam a alcançar todo e qualquer sonho. Tudo o que a gente sonha, a gente pode conquistar”.