Três dias depois ganhar medalha de ouro na prova do salto em altura no Campeonato Sul-Americano Escolar, Maria Clara Francez Belmonte, de 14 anos, desembarcou no Aeroporto Regional de Maringá, e foi recepcionada com festa e muita alegria pela família.
Ela garantiu a medalha de ouro no sábado (7), em Bucaramanga, Colômbia, após saltar 1,64m. Com a marca, assumiu a liderança do ranking brasileiro sub-16 do salto em altura. Em 2024, Maria Clara também venceu os campeonatos escolares Paranaense e Brasileiro.
Durante entrevista ao Diário do Noroeste, Marcia Francez Belmonte, mãe de Maria Clara, contou que a conquista é motivo de muita alegria para família. A felicidade se torna ainda maior quando os familiares recordam do início da competidora no atletismo.
“Iniciou sem nenhuma técnica e evoluiu de tal forma. Ela tem o privilégio de ter um técnico que percebeu o potencial. Ele estimulou e incentivou bastante. Ela sempre pode contar com o apoio da família”, disse a mãe, que vive um misto de emoções ao ver a filha embarcar para competir em outros estados e países.
“O coração ficou apertado, mas a gente confia na equipe e nela. É tudo bem organizado.”
A conquista na Colômbia foi um motivo a mais para comemorar, pois Maria Clara ganhou a medalha de ouro no dia em que o pai completava mais um ano de vida. A mãe conta que a filha ligou para dar a notícia durante a comemoração do aniversário.
Maria Clara é aluna da Fundação Bradesco em Paranavaí e integra a equipe de atletismo do município, que tem Aguinaldo Souza como um dos responsáveis.