Trecho da PR-559, sobre o Ribeirão Paranavaí, ficou interditado por três dias, impactando o tráfego e a economia local
Cibele Chacon – da redação
Após três dias de interdição, a ponte sobre o Ribeirão Paranavaí, na PR-559, que liga Mirador a Paraíso do Norte, foi liberada nesta sexta-feira (13). O trecho foi fechado no início da semana devido ao alagamento causado pelas fortes chuvas, que elevaram o nível da água acima da estrutura, tornando inviável a passagem de veículos, incluindo caminhões.
A interrupção obrigou motoristas a utilizarem estradas rurais como alternativa. Contudo, o desvio, sem pavimentação, aumentou significativamente o tempo de viagem e gerou dificuldades para moradores e comerciantes da região. Durante o período de interdição, a Prefeitura de Mirador disponibilizou barcos para a travessia do ribeirão, das 6h às 18h, permitindo que os moradores concluíssem o percurso a pé após desembarcar.
Segundo o prefeito de Mirador, Fabiano Travain, o alagamento afetou principalmente a rotina social e econômica dos moradores. “Aumenta mais que o dobro o percurso. Além de ser estrada de chão, muitas pessoas acabam tendo um gasto maior ou preferem não colocar os veículos para rodar. Isso gerou atrasos em entregas de mercadorias e até faltas no trabalho,” afirmou Travain.
O prefeito ressaltou que o problema é recorrente, mas enfatizou que medidas estão sendo planejadas para minimizar os impactos no futuro. Entre elas, o município pretende pavimentar o trajeto até o Distrito Quatro Marcos e buscar junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) um estudo para elevar a ponte em cerca de dois metros. “Esse é o ideal para resolver o problema de forma definitiva. Claro que não é algo rápido ou barato, mas vamos trabalhar para isso,” garantiu o prefeito.