Lançamento oficial reforça segurança em praias de água doce e portos da região noroeste, mobilizando equipes para atender turistas e moradores durante a temporada
Cibele Chacon – da redação
Nesta quinta-feira (19), foi oficialmente lançada em Porto Rico a Operação Verão Maior, que estende seu alcance para as praias de água doce e portos da região noroeste do Paraná. A iniciativa, que integra as forças de segurança pública, tem como objetivo oferecer um ambiente seguro e estruturado para moradores e visitantes que frequentam as prainhas e balneários dessa área.
O secretário da Segurança Pública, coronel Hudson Leôncio Teixeira, destacou o planejamento estratégico que norteia a operação, iniciado ainda na última temporada. “Nós tivemos todo um planejamento que vem desde o final da operação passada, em 2023 e 2024. Mesmo com o aumento significativo de turistas, não tivemos nenhuma ocorrência que mereça destaque negativo,” afirmou.
“As polícias estão trabalhando de forma integrada, já iniciaram essa operação há alguns meses com levantamentos na área de inteligência, onde nós fizemos a prisão de traficantes, de faccionados, de indivíduos que haviam rompido tornozeleira eletrônica no litoral do estado. E agora, nós teremos o lançamento oficial da operação
Nesta temporada, a operação inclui dez postos de guarda-vidas em locais estratégicos, abrangendo cidades como Porto Rico, São Pedro do Paraná (Porto São José), Marilena (Porto Maringá) e Terra Rica. “O nosso litoral e os portos do estado não são só mais atrativos no verão. Então, graças a toda estrutura que o governo do Estado aplicou e todo o investimento, as pessoas estão residindo nessas regiões e nós temos movimento o ano todo”, disse o secretário.
Além da segurança, a operação reforça a prevenção de incidentes aquáticos por meio do uso de tecnologia, como drones e sonares. Hudson destacou que os esforços são integrados entre as forças de segurança, promovendo um ambiente mais tranquilo para todos. “Isso já demonstra não só a preocupação, mas um trabalho de comprometimento com a população não só do Paraná, mas de outros estados também, em poder aproveitar o período de férias”, afirmou.