O presente maior parece ser aquele recebido pelos próprios voluntários, fruto da gratidão de quem é servido com alimento e amor. Ação ocorre pelo nono ano consecutivo, no dia 24 de dezembro
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
Servir. Na língua portuguesa, verbo que tem como significado trabalhar em favor de alguém ou de algo, prestar serviços, auxiliar ou ajudar. Na vida, missão que guia muitos que se propõem a enxergar e estender a mão ao próximo sem esperar nada em troca.
É pelo servir – seja o alimento, uma palavra ou um gesto de carinho – que um grupo de voluntários de Paranavaí abre mão das comemorações em família na noite de Natal para estar perto de quem vive uma vida com menos privilégios.
Pelo nono ano consecutivo, no dia 24 de dezembro, os integrantes do Sentinelas do Bem promovem a Ceia de Natal Solidária para famílias carentes da cidade e pessoas em situação de rua. “O sentido da vida é servir. O sentido do Sentinelas é espalhar amor. A gente recebe tanto de Deus e não é justo que a gente não possa devolver isso de alguma forma”, diz João Vitor Souza, integrante da ONG.
O dia é especial, como precisa ser. Todo o grupo se dedica desde as primeiras horas da manhã a pensar e preparar a refeição. Com tudo organizado, chega a hora de visitar as famílias que esperam ansiosas pelo momento. Parte recebe marmitas e tem a possibilidade de cear com uma mesa farta. Os amigos de rua são convidados a cear na casa de missão do Sentinelas, unidos em uma grande família.
“A gente entendeu que o Natal a gente passa com as nossas famílias, e os nossos amigos de rua são as nossas famílias. Então, a ceia realmente é um momento de tentar reuni-los e levar um pouquinho de esperança”, afirma Souza.
Nesses oito anos de projeto, centenas de pessoas ganharam a oportunidade de celebrar um momento especial mesmo em meio a tantos desafios. Porém, o presente maior parece ser aquele recebido pelos próprios voluntários, fruto da gratidão de quem é servido com alimento e amor.
“Nós temos uma frase na nossa camiseta que é o que nos move: o amor explica tudo. A nossa motivação é espalhar amor e devolver um pouco do que Deus nos faz todos os dias simplesmente por nos dar o dom de viver. É isso que a gente entende que é amor”, acrescenta.
Hoje uma das principais iniciativas dentro do Sentinelas do Bem, a Ceia de Natal Solidária também foi inspiração para que o grupo criasse outras ações ao longo do ano. A Páscoa e o café da manhã solidários são outros dois momentos de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em todas as atividades desenvolvidas, o objetivo dos voluntários é o mesmo: devolver dignidade a quem é invisível aos olhos da sociedade. “Tem muita história lá fora. Tem professor que está na rua, tem enfermeiro que está na rua. Enfim, são pessoas que estão na rua, não são números… é o seu Zé, é o seu Antônio, são várias pessoas ali”, lembra Souza.