(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

ENQUETE

O que é o Natal? Paranavaienses falam do significado da celebração: fé, amor e fraternidade

REINALDO SILVA

Da Redação

Assim o evangelista Lucas narrou o anúncio do nascimento de Jesus:

E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: “Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Isto servirá de sinal para vocês: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura”. (Lc 2, 9-12)

O menino divino. Deus feito homem para salvar a humanidade. Nascido no seio de uma família humilde. Celebrado como a fonte primordial de esperança para todas as raças. O amor puro e pleno.

O mistério cristão do nascimento de Jesus é motivo de festa. O Natal é inspiração para reuniões de pessoas que se amam e trocam afeto.

Uma viagem especial, um encontro em casa, um passeio ao ar livre. O importante é estar junto.

Para marcar esta data que conduz a novos começos, o Diário do Noroeste conversou com moradores de Paranavaí. Os depoimentos mesclam elementos religiosos, solidariedade e alegria.

Foto: Ivan Fuquini

A empresária Julia de Almeida Lourenço levou os sobrinhos Valentina e Miguel para uma tarde na Praça dos Pioneiros. A mãe dela, Vera Lúcia de Almeida, estava com eles. Julia resume o que o Natal representa para ela e a família: “É alegria, felicidade”. O aspecto da fé também aparece no discurso da empresária: “Não podemos perder o foco, que é o nascimento de Jesus”.

Foto: Ivan Fuquini

Jheniffer Fernanda Ramos é agente de endemias. Dedicou um tempinho para levar as crianças à Praça dos Pioneiros. Ver as luzes da decoração natalina encheu de brilho os olhos das pequenas Yasmin e Sofia. Para Jheniffer, “Natal é família, união. É uma data que aproxima as pessoas” e desperta sentimentos positivos. A pequena Yasmin, de 7 anos, adorou o passeio pela terra mágica do Natal.

Foto: Ivan Fuquini

Este será o primeiro Natal de Manuela. Prestes a completar 1 ano, a menina se diverte com o piscar das luzes. A mãe, Caroline Leonardo, professora, fez questão de levar a pequena para um passeio natalino, afinal o que mais importa “é estar com quem você realmente ama”. Caroline quer que a filha aprenda, desde cedo, a compartilhar o amor; e não é o Natal uma época propícia para isso?

Foto: Ivan Fuquini

“Família é tudo. Quanto mais próxima, melhor.” As palavras da dona de casa Pamela Cristina Moreira ganham formas de abraço e aconchego. Ela leva o filho Caleb no colo para uma visita ao Parque Ouro Branco. A decoração remete aos símbolos de Natal, mas o que não pode ser esquecido, diz, é o nascimento de Jesus. O marido de Pamela, João Vitor, e a mãe dela, Graciosa, também estavam no passeio.

Cristiane Soares é balconista. Ela leva os filhos Adrielly e Hugo Gabriel para ver as luzes de Natal no Parque Ouro Branco. O amiguinho Gabriel os acompanha. Momentos como esse ajudam a criar memórias e moldam o futuro das crianças. E se o Natal representa esperança, nada mais importante do que estar com pessoas que são a manifestação da essência do amor, a família e os amigos.

Foto: Ivan Fuquini

O ritmo acelerado do dia a dia exige momentos de lazer. O descanso traz qualidade de vida. Melhor ainda se os filhos estiverem juntos. A dona de casa Adriele Moura levou Maria Clara e João Miguel ao Parque Ouro Branco. Enquanto as luzes natalinas brilhavam sob as cores do fim de tarde, Adriele se sentia iluminada por estar com a família. “É muito importante estar com quem a gente ama.”

Foto: Ivan Fuquini

A técnica em enfermagem Maria Eduarda Carreira e a filha Maria Isis visitaram o Papai Noel. O sorriso no rosto das duas não deixa dúvidas: estão felizes por compartilhar um momento tão especial. Mas é preciso lembrar o verdadeiro motivo para celebrar: “Não é só sobre o Papai Noel. É, principalmente, sobre o nascimento de Jesus”. A alegria de estar com a família também é importante.

Compartilhe: