(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Diário do Noroeste

PROTESTO

Professor Ivan explica faixa pedindo redução de vereadores exposta na posse dos eleitos

Ampliada para 15 cadeiras, Casa Legislativa foi alvo de manifestação durante Sessão Solene na última quarta-feira (1º)

Cibele Chacon – da redação

Durante a Sessão Solene de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos para o mandato 2025-2028, realizada na última quarta-feira (1º) na Câmara Municipal de Paranavaí, uma faixa com a mensagem “Reduzir para 10 vereadores” foi levada por populares, simbolizando um protesto contra o aumento do número de cadeiras na Casa Legislativa. A partir deste mandato, a composição do Legislativo foi ampliada de 10 para 15 cadeiras.

A faixa foi exposta por Ivan Bernardo, professor de geografia da rede estadual e figura conhecida na política local e estadual. Filiado ao Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Ivan já concorreu a cargos como vereador, prefeito, deputado estadual, vice-governador, senador e governador do Paraná, mas nunca obteve vitória nas urnas.

De acordo com Ivan Bernardo, o pedido de redução do número de vereadores reflete o descontentamento da população com a carga tributária e os custos do sistema político. “A população não aguenta mais pagar impostos absurdos para sustentar os políticos. Acreditamos que a redução de vereadores e dos salários dos políticos economizariam milhões para investir mais na saúde”, afirmou o professor.

A exposição da faixa causou incômodo a um assessor presente, que solicitou sua remoção. Mas, segundo o professor, a reação do público foi amplamente positiva, com diversas manifestações de apoio ao protesto.

O ato também revelou que há um grupo em formação, que busca mobilização pela redução do número de vereadores e dos salários dos políticos no município. Segundo o professor Ivan, “pressão popular é a saída para fortalecer a democracia”.

O aumento de cadeiras na Câmara foi aprovado em 2023 e atende à legislação que estabelece a proporcionalidade entre o número de parlamentares e a população do município. Contudo, a ampliação segue gerando debates sobre representatividade e custo-benefício para os cofres públicos.

Compartilhe: