Expectativa é que a análise de viabilidade em curso se estenda por mais dois meses. A partir de então, será possível pensar no desenvolvimento dos projetos de engenharia
REINALDO SILVA
Da Redação
Homologado em abril de 2023, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evtea) para a construção da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul está na fase final e deverá ser concluído dentro de dois meses. A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os quase R$ 3 milhões aplicados nessa etapa foram custeados pela Itaipu Binacional, após convênio firmado entre a hidrelétrica e os governos dos dois estados.
Após a conclusão do Evtea, virão os estudos de impacto ambiental, seguidos pelos levantamentos técnicos para a elaboração dos projetos de engenharia.
A ponte sobre o Rio Paraná terá em torno de 1.800 metros, com largura de 13 metros, sendo 7,2 metros de pistas, 2,5 metros de acostamentos e 40 centímetros de barreiras New Jersey. Será projetada com vigas pré-moldadas, e o vão central (vão de navegação), com a técnica de balanços sucessivos.
De acordo com o DER, entre a construção da nova ponte, melhorias e ampliação da capacidade da rodovia do lado paranaense e a implantação de rodovia do lado sul-mato-grossense, o investimento está previsto em R$ 1,4 bilhão.
As etapas futuras da obra ainda serão definidas entre os governos dos dois estados e o governo federal.
A ligação com Mato Grosso do Sul se dará via Distrito de Porto São José, no município de São Pedro do Paraná.
O novo trajeto sobre o Rio Paraná encurtará em pelo menos 100 quilômetros a distância entre os estados do Centro-Oeste brasileiro e o Porto de Paranaguá, de onde saem as produções agrícolas destinadas à exportação. Atualmente, o transporte das safras de grãos requer passagem por rodovias de São Paulo.