(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

VOLEIBOL

Motivo de orgulho ver o que Civom se tornou, diz Mario Yukio Ohe

Um dos mais tradicionais eventos esportivos de Paranavaí chega a sua 47ª edição

O Campeonato Interno de Voleibol Misto (Civom), um dos mais tradicionais eventos esportivos de Paranavaí, chega a sua 47ª edição em 2025. E para contar a história de como surgiu a competição, o Diário do Noroeste entrevistou Mario Yukio Ohe, professor de Educação Física e idealizador do torneio. “Motivo de orgulho ver o que o Civom se tornou”, disse Mario.

Ele relembra que a ideia de criar a competição foi durante uma conversa com Izabel Obara no Clube SPDC de Paranavaí em 1978. De lá para cá, o torneio não foi realizado apenas uma vez, em 2021, por conta da pandemia da Covid-19.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

No início o objetivo era desenvolver uma atividade para os associados do clube durante o período de férias. O vôlei foi escolhido pela afinidade que Mario e Izabel tinham com a modalidade, além da possibilidade de pessoas de diferentes idades e sexo poderem praticar juntas.

As primeiras edições foram em condições bem inferiores ao cenário de hoje. Os três primeiros campeonatos ocorreram na quadra de cimento batido e iluminação inadequada que o clube possuía. Atualmente a competição é realizada no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga (Lacerdinha), que oferece conforto adequado para os participantes e para os expectadores.

O Civom passou ser disputado no Lacerdinha após a 3ª edição. A infraestrutura e grande procura de não associados em participar da competição foram motivos para a mudança de local.

“Não imaginava que iria crescer tanto, pois o objetivo inicial era oferecer lazer aos associados”, contou Mario. Em 2024, o Civom recebeu mais de 300 inscrições. Para 2025 a expectativa é ultrapassar esse número.

Para Mario foi uma grata surpresa a aceitação e participação da população. Ele avaliou que o sucesso da seleção brasileira de vôlei ajudou a difundir o esporte em todo o Brasi. Recente, a participação do paranavaiense Arthur Lanci nos Jogos Olímpicos de Paris foi outro fator de inspiração para a população praticar o vôlei, apontou. 

O 47º Civom terá início no dia 24 de janeiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de janeiro, por meio do link: https://forms.gle/ecpb89YWa4WivK8P9 .

Participando apenas foras das quadras, na coordenação, Mario reforçou o convite para a população e ainda afirmou que o Civom é uma competição familiar.

As categorias do Civom são:

Classe A – Para atletas do sexo masculino que tenham participado recentemente dos Jogos Abertos do Paraná ou dos Jogos da Juventude do Paraná.

Classe B – Para atletas de ambos os sexos que já tenham jogado ou que tenham uma boa noção da modalidade.

Classe C – Para atletas de ambos os sexos que sejam iniciantes ou que utilizem o voleibol como uma ferramenta de recreação e diversão.

Classe Máster – Para atletas de ambos os sexos que já tenham jogado a modalidade ou que queiram se divertir. Para participar dessa classe, os homens devem ter idade acima de 35 anos e as mulheres acima de 30 anos.

Compartilhe: