Aula inaugural foi proferida pelo secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira. Novos policiais participarão do curso durante 18 semanas. São 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas, todos aprovados em concurso
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu início nesta terça-feira (14) ao curso de formação para 130 novos policiais civis, em Curitiba. A aula inaugural foi ministrada pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira, e marcou o começo da preparação, que seguirá até 16 de maio.
A integração entre as forças de segurança foi o tema central da conversa, em consonância com a política adotada pela Pasta. O objetivo é que os policiais, ao final da formação, atuem de forma conjunta com outros agentes de segurança nas delegacias e nos postos de identificação.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
“No Paraná, a segurança pública é feita por quem entende e vive essa realidade diariamente. Por isso, nossas forças policiais têm trabalhado em conjunto, com base no diálogo e na cooperação. Sabemos que somos mais fortes quando estamos unidos, o que nos permite otimizar recursos, melhorar a troca de informações e, acima de tudo, oferecer uma resposta mais eficiente à população”, destacou.
O secretário apresentou um panorama da segurança pública no Paraná, destacando os investimentos do governo estadual na área desde 2019 e os avanços na redução da criminalidade, como nos índices de homicídios dolosos e de crimes contra o patrimônio.
“Os resultados positivos que temos alcançado refletem o empenho dos nossos policiais civis e a colaboração entre as polícias Militar, Científica e Penal, além da Procuradoria-Geral do Estado e outras secretarias. Hoje, vivemos uma integração efetiva, e todos compartilhamos o mesmo objetivo: tornar o Paraná referência em segurança pública no País”, afirmou o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach.
FORMAÇÃO – Os novos policiais, que tomaram posse na última sexta-feira (10), participarão do curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) durante 18 semanas.
Entre os profissionais em formação estão 88 agentes de polícia judiciária, 10 delegados de polícia e cinco papiloscopistas. O curso incluirá disciplinas técnico-operacionais, com treinamentos práticos e teóricos, organizados em seis áreas temáticas, abrangendo desde técnicas de investigação até formação humanista e cultura geral.
O delegado e diretor da ESPC, Valderes Scalco, ressaltou os desafios e a importância da formação. “O curso será desafiador, mas extremamente enriquecedor. Vocês terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos fundamentais para a prática policial. Mais do que a parte técnica, queremos prepará-los para lidar com situações complexas e para servir à sociedade com respeito, empatia e comprometimento”, afirmou.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na aula inaugural o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; a diretora-geral da Polícia Penal do Paraná, Ananda Chalegre; o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Hiller; o diretor da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges, além de outras autoridades civis e militares.