REINALDO SILVA
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É necessário ter paciência e manter a boa cortesia com os clientes. Use saudações como “seja bem-vindo” e “é uma grande satisfação poder atendê-lo”. Abordagens positivas fazem toda a diferença neste momento. As dicas são do gerente-executivo da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Carlos Henrique Scarabelli, que sugere evitar os termos “pois não?”, “o que está procurando?” e “em que posso ajudar?”.
Nesta sexta-feira (24), as lojas da cidade abrem em horário diferenciado, das 9h às 17h, oportunidade para quem ainda não fez as compras de Natal, mas não abre mão de presentear. A expectativa é de movimento intenso, afinal, muitos consumidores esperam até o último dia.
“É comum que ocorra demora no atendimento por conta do volume de pessoas. Nesse sentido, melhor do que pedir desculpas ao cliente é agradecê-lo por esperar. As pessoas ficam mais felizes com mensagens de agradecimento do que com justificativas”, destaca Scarabelli. Portanto, a orientação para lojistas e vendedores é abolir frases como “isso aqui está uma loucura hoje” ou “desculpe, a gente não está dando conta de atender todo mundo”.
O gerente-executivo da Aciap lembra que muitos trabalhadores são contratados em caráter temporário justamente para atender essa grande demanda de natal. É uma “oportunidade importante para mostrar o melhor de si e pleitear uma efetivação”. Ele complementa: “O mundo está em fase de recuperação econômica e conseguir um bom desempenho no momento é crucial para se fortalecer”.
Consumidores – Quem optou por fazer as compras nesta sexta-feira precisa ficar atendo a alguns detalhes apontados pelo diretor do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana. Os fornecedores não são obrigados a realizar a troca de produtos por erros de tamanho ou quando o consumidor não tenha gostado da cor. Legalmente, a obrigatoriedade vale somente nos casos de vícios no produto, ou seja, algum tipo de defeito. “Agora, se for pactuado prazo para troca, independentemente de vício, se torna contrato entre as partes e deve ser cumprido.”
O diretor do Procon de Paranavaí também explica que há diferenças nas negociações em estabelecimentos físicos e nas compras pela internet. No primeiro caso, não existe a prerrogativa de exercer o arrependimento em até sete dias. O prazo é válido apenas quando as compras são feitas a distância, por telefone ou em lojas virtuais.
Em qualquer tempo, no Natal ou em outras datas comemorativas do ano, fazer uma pesquisa de preços é fundamental. “Diante de várias opções e ofertas, é possível economizar”, ressalta Balliana.
Comércio – Os atendimentos em horário especial no comércio de Paranavaí começaram no dia 10 de dezembro. Desde então, as lojas tiveram expediente ampliado, sempre de segunda a sexta-feira das 9h às 22h e aos sábados das 9h às 17h, mesmo horário adotado no último domingo (19) e nesta sexta-feira, véspera de Natal.
Sábado e domingo (25 e 26) os estabelecimentos comerciais estarão fechados e retomarão os atendimentos segunda-feira (27), com abertura das 8h às 18h. Na próxima semana, sexta-feira (31), véspera de Ano Novo, será dia de expediente diferenciado, das 9h às 15h. Pausa nos dias 1º, 2 e 3 de janeiro, com retorno no dia 4, terça-feira.
Levantamento feito pela Aciap mostrou que as vendas na primeira quinzena de dezembro tiveram crescimento na comparação com o mesmo período de 2020. A variação foi de 9,29%, superando as expectativas, até então de 5% a 8%. “Quando compramos no comércio local não só estimulamos a economia, mas também valorizamos nossa gente.” Estima-se que entre funcionários e prestadores de serviços, mais de 25 mil pessoas dependam diretamente das atividades do comércio de Paranavaí.