(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Momento da entrevista concedida ao Diário do Noroeste. Na foto: Professor Celso José dos Santos, vereador Professor Carlos Alberto João e Beto Vizzotto, prefeito de Paraíso do Norte

CIDADANIA

Anpir de Paranavaí é beneficiada com recurso de Itaipu Binacional

O dinheiro do convênio será usado na estruturação da sede para o desenvolvimento dos projetos da entidade

ADÃO RIBEIRO

adao@diariodonoroeste.com.br

A Anpir – Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial – de Paranavaí foi beneficiada com o chamado Recurso Eventual, uma linha de apoio da Hidrelétrica Itaipu Binacional para entidades e instituições que trabalham com políticas de desenvolvimento social e de cidadania, entre outros temas. O convênio garantiu o repasse de R$ 63 mil, depositado na conta da Anpir na última terça-feira. Lideranças políticas e institucionais visitaram a redação do Diário do Noroeste nesta quinta-feira (16), quando falaram do trabalho da Itaipu e do benefício para a entidade paranavaiense.

Prefeito de Paraíso do Norte, Betto Vizzotto atua na divulgação e conquista de benefícios da hidrelétrica para entidades de toda a região. Nesta perspectiva, esclarece que a empresa estatal mudou o seu foco nos últimos anos para atender demandas de todo o Estado, para além dos municípios do entorno da hidrelétrica. “Itaipu é um patrimônio de todos”, argumenta, reiterando a importância de as entidades inscreverem projetos. O prazo nesta edição de 2025 vai até 20 de janeiro.

A empresa de energia tem na direção-geral o maringaense Enio Verri. Ele está acelerando propostas de parcerias com as cidades, a exemplo do recente repasse de 16 veículos elétricos para os municípios que compõem o Comafen – Consórcio Intermunicipal da Área de Preservação Ambiental (APA) Federal do Noroeste do Paraná –, feita no dia 9 deste mês em Loanda.

Nesta perspectiva de integração, argumenta Vizzotto, foi viabilizado o recurso para a Anpir, uma entidade que atua no combate ao racismo, na educação e na adoção de políticas de valorização da cidadania.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Atuante na Anpir há vários anos, o professor Carlos Alberto João, vereador de Paranavaí, se empenhou na liberação do recurso e indicou a entidade. Ele reitera a importância de entidades que trabalham pelo desenvolvimento de ações comunitárias. No caso da Anpir, um conjunto de serviços voltados para o fim do racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. 

DESTINAÇÃO DOS RECURSOS – Presidente da Anpir, o professor e advogado Celso José dos Santos reforça a importância da parceria. Ele fala dos desafios para que a entidade tenha uma sede própria (hoje conta com a parceria da APP-Sindicato para utilização de espaço físico).

O dinheiro do convênio, e que já no caixa, será usado na estruturação da sede para o desenvolvimento dos projetos da entidade.

Professor Celso detalha que anualmente a Itaipu tem feito editais para atender a entidades assistenciais, esportivas, culturais, ambientais, além de instituições educacionais e as administrações municipais.

No ano de 2024 foram abertos editais e a entidade paranavaiense apresentou o projeto Quilombo da Anpir, solicitando recursos para aquisição de móveis de escritórios, equipamentos eletrônicos, computadores, estrutura de cozinha e estrutura para ministrar cursos.

A contrapartida da Anpir, detalha o presidente, é utilizar a estrutura adquirida para realizar atividades de formação étnico-racial e ações de combate ao racismo para crianças, jovens, adultos e idosos.

Na entrevista ao Diário, o prefeito Beto Vizzotto e o vereador Professor Carlos falaram sobre o início dos trabalhos dos novos mandatos concedidos pelo voto nas eleições municipais de 6 de outubro do ano passado, respectivamente na prefeitura de Paraíso do Norte e na Câmara de Vereadores de Paranavaí. Ambos são do Partido dos Trabalhadores (PT).

Já o professor Celso detalhou a história da Anpir, da fundação no ano de 2004 às ações como o Mês de Consciência Negra, um conjunto de atividades realizadas em novembro. Ainda na perspectiva do debate sobre afirmação racial, cita que o Noroeste é a região do Paraná com maior percentual de população autodeclarada preta ou parda identificada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De modo particular, Paranavaí a cidade com maior percentual de pardos e pretos, atingindo cerca de 40%.

Compartilhe: