Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

POLÍTICA

Deputado estadual Alexandre Curi confirma intenção de se candidatar a governador do Paraná

No dia 3 de fevereiro, o deputado estadual do PSD assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná

REINALDO SILVA

Da Redação

No dia 3 de fevereiro de 2025, o deputado estadual Alexandre Curi (PSD) assumirá a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A visibilidade do cargo, a afinidade política com o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o expressivo resultado alcançado nas últimas eleições colocam o nome do parlamentar na lista de possíveis candidatos a governador.

Na manhã desta quinta-feira (23), Curi esteve em Paranavaí para a solenidade de posse da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Na ocasião, concedeu entrevista exclusiva ao DN e falou sobre a pretensão de concorrer à chefia do Poder Executivo. “Tenho esse desejo e estarei preparado.”

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Apesar da assertiva, o deputado considera cedo para confirmar a candidatura. “Neste momento tenho uma grande responsabilidade, a presidência da Assembleia. É um desafio. Não posso misturar.”

Ele cita outras pessoas que considera preparadas para se candidatar ao governo do estado: o secretário da Saúde Beto Preto, o vice-governador Darci Piana e o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca.

Tudo dependerá do cenário político a ser desenhado nos próximos meses. “Se o partido entender que o meu nome é a melhor opção, estarei à disposição.” O PSD, ao qual é filiado, tem como principal liderança o governador Ratinho Junior, reiteradas vezes apontado como pré-candidato a presidente da República.

ALEP

Alexandre Curi: “Tenho uma grande responsabilidade, a presidência da Assembleia”
Foto: Ivan Fuquini

Ao falar sobre o desafio de presidir a Alep, Curi afirma que o objetivo é aproximar, cada vez mais, o Legislativo da população. Um exemplo é o projeto de sessões itinerantes, que permite às pessoas que não podem ir a Curitiba conversar com os deputados e apresentar reivindicações, solicitações, cobranças, reclamações. Paranavaí está na lista de municípios que receberão os parlamentares.

Economia, inovação e sustentabilidade também estão na pauta do futuro presidente.

Em 2024, a Alep economizou R$ 432 milhões do orçamento anual, dinheiro devolvido aos cofres do Executivo. Para 2025, a expectativa de Curi é alcançar R$ 500 milhões, com o compromisso do governador de aplicar esse valor integralmente nos municípios.

Outra proposta é facilitar os processos e desburocratizar os trâmites administrativos do Legislativo. Como fazer? “Eu quero levar a inteligência artificial para dentro da Assembleia, para que nossos projetos sejam apresentados com mais qualidade.”

No âmbito da sustentabilidade, Curi garante: “Já determinei [a elaboração de] um projeto de colocação de placas solares, para diminuir o custo de luz, para diminuir o desperdício”.

Compartilhe: