Cibele Chacon – da redação
No último sábado (8), a Prefeitura de Marilena e os vereadores do município se reuniram para aprovar um superávit orçamentário destinado à pavimentação da estrada que liga a área urbana de Marilena ao Porto Maringá, localizado às margens dos rios Paraná e Paranapanema. A iniciativa visa impulsionar o turismo e o desenvolvimento econômico da região.
Com a aprovação do repasse, o município pode incorporar ao orçamento os R$ 63,6 milhões destinados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil). A licitação da obra está marcada para o próximo dia 21 de fevereiro.
Obra estratégica para o desenvolvimento
O prefeito Célio da Mata destacou a importância da pavimentação para o crescimento do município e da região. “Essa obra não vai beneficiar apenas Marilena, mas toda a região. Ela fomentará o turismo, gerará empregos e renda para a população. A expectativa é que, com o asfalto, o crescimento econômico da cidade em quatro anos seja equivalente ao que levaria dez anos para ocorrer.”
A obra prevê a pavimentação de 11,8 quilômetros, cobrindo uma área total de 156.555,81 metros quadrados. Atualmente, a estrada que conecta a cidade ao Porto Maringá é de terra, o que dificulta o acesso, principalmente em períodos de chuva.
Apoio da Câmara Municipal
O presidente da Câmara, vereador Willian Rumachela, ressaltou a importância da reunião extraordinária realizada no sábado. “Convoquei essa reunião com o prefeito Célio da Mata e o ex-prefeito Zé do Peixe para garantir a aprovação da dotação orçamentária, dando ao Executivo a possibilidade de executar essa obra tão sonhada pela população. Esse investimento de mais de R$ 60 milhões é um marco para Marilena.”
Fortalecimento do turismo e infraestrutura
A pavimentação é vista como um passo estratégico para fortalecer o turismo na região Noroeste. Porto Maringá, localizado na “tríplice divisa” entre Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, é um destino popular, especialmente no verão, atraindo visitantes que aproveitam as prainhas de água doce e passeios de barco até a Ilha de Guadalupe, também conhecida como Ilha dos Pneus.
A pavimentação da rodovia, embora de responsabilidade municipal, receberá o aporte financeiro do Governo do Estado por meio de um convênio. O projeto será executado pelo município e fiscalizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR).
Com a conclusão da obra, a expectativa é que Porto Maringá se consolide como um dos principais polos turísticos do Noroeste paranaense, impulsionando a economia local e atraindo novos investimentos.