Nova instituição tem capacidade para atender 180 crianças de 6 meses a 4 anos de idade, mas ainda há vagas. Até a tarde de ontem, havia 120 registros
REINALDO SILVA
Da Redação
A espera está chegando ao fim. A secretária de Educação de Paranavaí, Wanessa Durante, confirmou o início das aulas no Centro Municipal de Educação Infantil Avelino Dal-Prá na segunda-feira (17).
O prédio fica na região dos Três Conjuntos e foi inaugurado em novembro do ano passado, mas o funcionamento dependia da conclusão de alguns trâmites burocráticos, como a emissão da licença sanitária e do alvará do Corpo de Bombeiros. Sem os documentos, não seria possível conseguir o credenciamento junto ao Conselho de Educação.
Nesta sexta-feira (14), o CMEI Avelino Dal-Prá recebeu a visita final de vistoria, garantindo a autorização para a abertura.
De acordo com a secretária de Educação, a nova instituição tem capacidade para atender 180 crianças de 6 meses a 4 anos de idade, mas ainda há vagas. Até a tarde de ontem, havia 120 registros.
Wanessa Durante disse se tratar de “uma grande obra para a comunidade, em face de ser o único centro de educação infantil no território dos conjuntos habitacionais”.
Acrescentou que o papel do CMEI é transformar a vida das crianças, por isso oferece as condições necessárias para cada etapa do desenvolvimento dos alunos. “Para as famílias, é um sonho e uma segurança de saber que suas crianças estão recebendo a oportunidade de transformação por meio da educação.”
O prédio conta com 10 salas de aula, refeitório, parquinho, solário, cozinha, banheiros adaptados para as crianças e estrutura de apoio completa para atendimento em tempo integral.
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2025/02/CMEI-13-02-iVAN-fUQUINI-3.webp)
Foto: Ivan Fuquini
O calendário letivo com os alunos da rede municipal de ensino começou em duas etapas: 27 de janeiro nos centros de educação infantil e 6 de fevereiro nas escolas de nível fundamental.
CONTRATAÇÕES – Nesta semana, os vereadores de Paranavaí aprovaram o projeto de lei que autoriza a contratação de 34 professores. O Executivo justificou a proposição apontando a necessidade de ampliar o quadro de profissionais em razão da abertura do CMEI Avelino Dal-Prá.
Conforme o argumento apresentado ao Legislativo, o atraso no início das atividades seria motivado pelo déficit de professores.
A secretária de Educação contestou a premissa. “A postergação do início das aulas do CMEI Avelino Dal-Prá não tem relação com a contratação de servidores”, mas, sim, conforme explicou, com as questões burocráticas.
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Secretaria.webp)
A convocação dos novos profissionais supre a demanda de reposição em toda a rede municipal, por diversos motivos. As vagas são para a abertura de classe para atendimento educacional especializado (AEE), adequação do número de alunos por sala e reposicionamento de servidores nos setores administrativo e pedagógico da secretaria.
Os professores estão classificados no concurso público n.° 001/2020, edital n.° 005/2022. O processo de seleção vigente tem possibilidade de prorrogação até 2026. Todos estão na lista do cadastro de reserva.