Executivo aponta a importância de fortalecer a ExpoParanavaí e, assim, contribuir com o desenvolvimento do agronegócio, um dos pilares econômicos do município
REINALDO SILVA – Da Redação
A Prefeitura de Paranavaí apresentou à Câmara de Vereadores um projeto de lei (11/2025) que altera os termos da concessão de uso do Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva à Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP).
A mudança é específica para o artigo 5º da legislação vigente (2.398/2003), que determina: “Por ocasião da realização de feiras agropecuárias e demais festividades, fica o Munícipio de Paranavaí autorizado a destinar maquinários e pessoal para a realização de limpeza e melhoria na área do Parque de Exposições”.
Com a nova redação, ora em análise, a prefeitura estará autorizada a subvencionar recursos para diferentes finalidades, tendo em vista exclusivamente a ExpoParanavaí. Alguns exemplos: campanhas publicitárias de divulgação do evento; disponibilização de estandes e espaços comerciais para empresas; contratação de profissionais para ministrar cursos, palestras e workshops; e custeio de despesas de energia elétrica.
O Executivo justifica a proposição com o argumento de que um dos pilares econômicos de Paranavaí é o agronegócio, com destaque para diferentes atividades – citricultura, mandiocultura, avicultura, suinocultura e pecuária.
![](https://diariodonoroeste.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Expo-14-02-Arquivo-DN-4-scaled.webp)
Sendo assim, “há necessidade de fortalecimento da ExpoParanavaí, tendo em vista seu potencial para desenvolver ainda mais o agronegócio local, seja pela atração de novos investimentos, seja pela busca de modernização do setor, com apresentação de novas tecnologias que visam a aumentar a eficiência e a produtividade econômica”.
O entendimento é que a aprovação da mudança na lei tornaria a administração municipal um importante agente fortalecedor da feira agropecuária.
REPASSE FINANCEIRO – Com base na proposta anterior, o Executivo também encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei n.° 12/2025, que autoriza o repasse de recursos à Sociedade Rural do Noroeste do Paraná a título de fomento do agronegócio.
O texto indica a destinação de R$ 1,2 milhão para despesas de custeio da ExpoParanavaí em 2025. Neste ano, o evento chega à 53ª edição.
A liberação ficará condicionada à formalização do instrumento jurídico cabível prevendo todas as obrigações que deverão ser cumpridas pela SRNP, entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos.
TRÂMITE – Os dois projetos de lei foram apresentados na sessão ordinária de segunda-feira (10) e ainda dependem dos pareceres das comissões afins. Caso sejam aprovadas pelos grupos permanentes, as matérias seguirão para votação em plenário.
Em razão do tempo necessário para as análises devidas, a apreciação final das proposições por todos os vereadores não deverá ocorrer na reunião da próxima segunda-feira (17).
EXPOPARANAVAÍ – A 53ª ExpoParanavaí será de 7 a 16 de março, com entrada gratuita todos os dias. Haverá rodeio, leilões, parque de diversão, praça de alimentação e exposição de produtos e serviços ligados ao agronegócio e segmentos afins, além de palestras e eventos técnicos. A programação artística reúne apresentações de Daniel, Lauana Prado, Jads e Jadson, Brenno e Matheus e Mumuzinho. Essa será a 53ª edição do evento.