Nesta terça-feira (18), um homem foi multado em mais de R$ 11 mil por realizar obras potencialmente poluidoras ao meio ambiente na zona rural de São Pedro do Paraná (a 100 quilômetros de Paranavaí). De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a informação chegou por meio de denúncias e foi confirmado que as reformas estavam ocorrendo sem a devida autorização ambiental.
A equipe constatou que um antigo pesqueiro estava passando por obras de revitalização em três viveiros escavados, reservatórios construídos no solo, retirando-se a terra da parte central ou de uma encosta.
Os policiais também identificaram a ampliação de uma barragem no curso hídrico local para a instalação de um sistema de bombeamento para abastecer os viveiros. Essas obras foram realizadas sem a Dispensa de Licença Ambiental (DLAE) e sem a outorga prévia necessária para a instalação da barragem. Questionado, o proprietário explicou que o intuito das obras era realizar piscicultura sem fins lucrativos.
Os policiais lavraram dois autos de infração no valor de R$ 11.200,00. A obra foi embargada e um termo circunstanciado foi lavrado contra o proprietário do local.