Condição incômoda que pode causar dores intensas, a litíase do trato urinário, também conhecida como pedra nos rins, é um problema diagnosticado com maior frequência em homens e caracterizado pela formação de cálculos no aparelho urinário, que podem ou não impedir a passagem da urina. Embora em grande parte dos casos a eliminação ocorra de forma espontânea, estima-se que aproximadamente 20% dos diagnósticos demandam intervenção medicamentosa e até cirúrgica.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Apesar dos diversos tipos de tratamento disponíveis na área, algumas abordagens se destacam pela rapidez na recuperação e redução das dores do paciente. É o caso da tecnologia Thulium Faber Dust, laser capaz de pulverizar os cálculos renais, inclusive os considerados grandes, com mais de dois centímetros, transformando-os em pó e facilitando a expelição.
Especialista no tratamento, o médico urologista Cleyton Tokarski explica que a tecnologia se mostra mais satisfatória em comparação a outros lasers porque os demais apenas fragmentam as pedras em pedaços menores. O processo, segundo ele, tende a proporcionar mais conforto ao paciente, especialmente para aqueles que desejam evitar a fase de expelir a pedra naturalmente.

“Esse tratamento permite a pulverização de cálculos de maior volume e densidade, maiores que dois centímetros, em menor tempo cirúrgico, cerca de menos da metade em relação a outros equipamentos. O Fiber Dust também tem vários níveis de ajustes do laser, o que pulveriza o cálculo de forma mais célere e reduz em 70% o tempo da cirurgia”, detalha o especialista.
Toda a rapidez na eliminação das pedras reflete também no processo de recuperação do paciente. De acordo com o urologista, com o método, o tempo de internação é reduzido, com possibilidade de alta após 12 horas, e o retorno às atividades de rotina ocorre mais rápido.
O médico ainda explica que a tecnologia é considerada um procedimento minimamente invasivo e de extrema precisão, já que permite ao urologista localizar e atingir especificamente cada cálculo. “Com o laser, o médico é capaz de ‘enxergar’ de forma precisa a fragmentação do cálculo, tornando possível atingir apenas a pedra e preservar as estruturas vizinhas. Isso indica menor risco de complicações”, detalha.
SERVIÇO
Cleyton Tokarski – Médico urologista (CRM 17104 | RQE 12243)
Endereço: Rua Marechal Cândido Rondon, 1345, próximo à Praça da Xícara, no Centro de Paranavaí
Telefone/WhatsApp: (44) 9 9956-2281
Instagram: @drcleytontokarski
Site: www.drcleytontokarski.com.br