Como parte do programa Rede Elétrica Inteligente, a Copel atingiu a marca de 1 milhão de medidores inteligentes instalados no Paraná. A atualização tecnológica traz ainda mais transparência e eficiência na medição do consumo. Com transmissão remota em tempo real dos dados para a central da Copel, os medidores eliminam erros de leitura e garantem mais precisão no registro do uso da energia elétrica.
A modernização também permite uma resposta mais ágil a quedas de energia, com a detecção automática de falhas e o restabelecimento mais rápido do fornecimento.
“A rede inteligente funciona como um sistema de comunicação em malha, em que todos os medidores inteligentes e equipamentos da rede elétrica se conectam, criando múltiplos caminhos para a transmissão de dados. Se um trajeto falha, a informação encontra outra rota automaticamente, garantindo que a Copel receba dados sobre consumo, falhas e interrupções de forma contínua e segura”, explica Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel.
Smart meters – Medidores inteligentes, ou smart meters, são dispositivos eletrônicos que registram o consumo de energia elétrica em intervalos regulares e comunicam essas informações automaticamente para as concessionárias de energia. Esses aparelhos fornecem dados em tempo real sobre o uso da eletricidade, auxiliando consumidores residenciais e empresas a gerenciarem o consumo de forma mais eficiente.

Foto: Copel
A adoção global dos smart meters vem sendo impulsionada por políticas de eficiência energética, necessidade de modernização da infraestrutura elétrica e da transição para sistemas mais eficientes e sustentáveis.
Nos Estados Unidos, cerca de 65% das residências já têm medidores inteligentes. No Japão, a estimativa é de que até 2030 todas as unidades consumidoras do país estejam equipadas com medidores inteligentes. No Brasil, o maior programa em andamento é o da Copel.
Fatura – Os medidores inteligentes instalados pela Copel garantem a integridade na medição do consumo de energia. As variações que possam ocorrer refletem exclusivamente o uso real de eletricidade, como se dá em períodos de maior calor, por exemplo, sem nenhuma interferência do novo equipamento.
Gratuito – A troca dos medidores é gratuita para o consumidor e faz parte da modernização da rede elétrica no Paraná. O programa Rede Elétrica Inteligente prevê alcançar 1,7 milhão de unidades consumidoras até o fim de 2025, beneficiando mais de um terço dos clientes da companhia no estado.
O trabalho de troca leva cerca de 20 minutos e os eletricistas precisam acessar apenas o relógio de luz. Os profissionais possuem identificação no uniforme e no carro – onde também há um QR Code que leva ao site com todas as informações do programa e orientações para verificar a identidade dos eletricistas.