(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Luciana Saito Massa, primeira-dama do Paraná, foi uma das palestrantes do segundo Encontro Mulheres do Agro, em Paranavaí Foto: Ivan Fuquini

MULHERES DO AGRO

Com a participação da primeira-dama do Paraná, evento discute importância da presença feminina no campo

Luciana Saito Massa palestrou para dezenas de produtoras rurais e falou sobre a necessidade da busca de conhecimento para fortalecer o trabalho desempenhado por elas 

MONIQUE MANGANARO

Da Redação

Dezenas de produtoras rurais tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos acerca das atividades agrícolas e do trabalho no campo durante um evento promovido nesta segunda-feira (10) na 53ª ExpoParanavaí. A segunda edição do Encontro Mulheres do Agro levou até as agricultoras informações que impactam diretamente o dia a dia e lembrou a importância da presença feminina no segmento. 

Convidada especial do dia, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, ministrou uma palestra sobre o reconhecimento do trabalho da mulher no campo. Ela, que também tem origem rural, fez questão de lembrar que, há décadas, muitas agricultoras pelo país vêm desempenhando o papel principal dentro das propriedades rurais. Contudo, o trabalho só começou a ganhar notoriedade recentemente. 

Durante a fala, Luciana comentou sobre a necessidade da busca de conhecimento para o desenvolvimento e aprimoramento do trabalho de cada uma. No entanto, na visão da primeira-dama, o acesso à informação de qualidade nas zonas rurais ainda é dificultoso e prejudica o crescimento pessoal de muitas mulheres. 

Em entrevista ao Diário do Noroeste, Luciana ainda considerou o machismo outro obstáculo enfrentado por esse público. “Por eu vir da zona rural, eu acho que sair desse momento que eu estou vivendo e não ter esse olhar com o público que um dia eu já fui seria um desaforo. Eu acho que a minha posição é incentivá-las a cada vez mais ir em busca de conhecimento. O conhecimento é libertador na vida de qualquer pessoa. Essas mulheres do agro precisam se despertar desse reconhecimento, dessa valorização, e eu acho que é um papel meu mostrar para elas o quanto elas são importantes e o quanto elas valem muito”, afirmou. 

Evento foi promovido dentro da 53ª ExpoParanavaí
Foto: Ivan Fuquini

Além do momento com a primeira-dama paranaense, as participantes do segundo Encontro Mulheres do Agro também participaram, ao longo do dia, de palestras com representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do Sistema Faep e do Sebrae.

Compartilhe: