(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Julgamento dos animais nesta sexta-feira Foto: Ivan Fuquini

EXPECTATIVA

Julgamentos de Nelore na ExpoParanavaí começam nesta sexta-feira

Evento reúne os melhores criadores do Paraná e promete movimentar a pecuária nacional

Cibele Chacon – da redação

A ExpoParanavaí inicia, nesta sexta-feira (14), os julgamentos da raça Nelore, um dos momentos mais aguardados pelos criadores de gado. A competição segue até sábado (15) e reúne 70 animais de oito dos principais criadores do Paraná. O evento é uma vitrine para a pecuária nacional, consolidando Paranavaí como referência no setor com animais de até R$ 1 milhão.

“O que temos aqui é a elite do gado Nelore no Paraná. São animais selecionados que vão disputar o campeonato estadual e, depois, concorrer a nível nacional”, explica Jucival de Sá, coordenador do julgamento, vindo de Maringá. O Brasil tem um rebanho bovino de aproximadamente 200 milhões de cabeças, sendo que 160 milhões – 80% do total – pertencem à raça Nelore. Essa predominância faz do Nelore a espinha dorsal da pecuária brasileira, abastecendo o mercado interno e reforçando a posição do país como maior produtor mundial de carne bovina.

Foto: Ivan Fuquini

Os julgamentos seguem critérios rigorosos estabelecidos pela Associação Brasileira dos Criadores do Zebu (ABCZ), e os jurados são técnicos credenciados pela entidade. “Avalia-se tudo: caracterização racial, aprumos, desenvolvimento corporal, além dos aspectos econômicos e funcionais. O animal que reúne o maior número de qualidades se torna campeão e ganha pontos para o ranking nacional”, detalha Sá.

As exposições fazem parte de um circuito que inclui cidades como Londrina, Umuarama, Maringá, São Paulo e Uberaba. Os resultados obtidos em cada uma dessas etapas são somados para formar o ranking dos melhores animais do país. “Aqui, o julgamento continua sendo uma forma de valorizar os animais e o trabalho dos criadores. Um animal premiado em Paranavaí ou em Londrina, por exemplo, tem seu valor comercial bastante aumentado, podendo ser usado para venda de sêmen e doação de embriões”, explica o coordenador.

Uma novidade aguardada pelos pecuaristas é a ampliação da participação de criadores de outras regiões do Brasil na ExpoParanavaí. “Por enquanto, apenas criadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem participar devido às restrições sanitárias da febre aftosa. Mas a partir de junho, com a possível certificação do Brasil como livre da doença sem vacinação, poderemos receber criadores de todo o país”, projeta Sá.

Foto: Ivan Fuquini

Entre os criadores presentes, Milton Vieira Santos Júnior, proprietário de Nelore Porsche, do município de Ortigueira, explica que a preparação dos animais começa desde o nascimento. “Os bezerros já nascem diferenciados, e desde os trinta dias de vida começamos a separação dos que têm melhor conformação. Observamos características como pescoço longo, costela larga e boa estrutura”, conta.

Os animais podem começar a competir a partir dos seis meses de idade, nas categorias bezerro e bezerra. Conforme crescem, são realocados para novas categorias. “Hoje, o nosso touro está com 32 meses e já foi campeão em todas as exposições do Paraná. Conforme a idade avança, ele sobe de categoria até atingir o limite de 36 meses para os machos e 42 meses para as fêmeas”, explica Milton.

Compartilhe: