(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Lideranças na reunião desta terça-feira
Lideranças na reunião desta terça-feira

DESENVOLVIMENTO

Copel recebe prefeitos do Noroeste e alinha ação integrada na região

A companhia estima que 40% das interrupções de energia são causadas pela vegetação

A Copel e municípios do noroeste paranaense farão ações conjuntas de podas de árvores que, em contato com a rede elétrica, causam oscilações e desligamentos de energia.

A iniciativa foi definida, nesta terça-feira (18), pela diretora de Operação e Manutenção da Copel Distribuição, Karine Matsunaga Lopes Torres, em reunião de trabalho na sede da companhia, com prefeitos de 12 cidades da região. Acompanharam as autoridades municipais na reunião, o secretário de Turismo e deputado estadual, Márcio Nunes, e o deputado estadual, Soldado Adriano José.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

A companhia estima que 40% das interrupções de energia são causadas pela vegetação. “Há a necessidade de reforçar o manejo arbóreo. É uma responsabilidade compartilhada. O caminho é montar um cronograma para fazer mutirões de trabalhos conjuntos para eliminarmos o maior causador do desligamento”, observou Karine. 

“Muitas das reclamações que recebemos são das ‘piscadas’ de luz. São desligamentos momentâneos de quando um galho toca a rede elétrica, que retorna automaticamente. A energia retorna graças à automatização da rede, caso contrário desligaria”, explicou a diretora da Copel.

Prefeitos – No encontro, os prefeitos do noroeste apresentaram demandas dos municípios pelos serviços da companhia e citaram ocorrências de oscilações e quedas de energia. “Há a questão dos picos de energia e saber de quem é a responsabilidade pelas podas de árvores nas áreas urbanas e rurais”, pontuou o prefeito de Mirador e presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar), Fabiano Marcos da Silva Travain. A entidade irá auxiliar os municípios filiados na organização do cronograma dos serviços de poda.

Presidente da Amunpar, Fabiano Travain falou em nome da entidade

O prefeito de Loanda, Zé Maria, também reforçou o pedido de retirada de vegetação junto às linhas de energia. “A Copel tem que limpar as redes, retirar árvores embaixo de redes de energia. Não temos dúvidas da qualidade que é a Copel. Melhorou cada vez mais a qualidade do serviço que a gente conhece”, salientou.

Prefeito Zé Maria reforçou a importância do atendimento

Secretário – Na opinião do secretário de Estado do Turismo, deputado Márcio Nunes, a reunião na Copel foi produtiva para os prefeitos do noroeste. “Talvez tenha sido uma das reuniões mais importantes que estamos tendo. O setor elétrico é muito especializado. Por conta disso, é importante entender os processos e levar a informação correta aos nossos municípios e à zona rural”, observou.

Assembleia – O deputado Soldado Adriano José, destacou a relevância do encontro e ressaltou o suporte da Copel aos municípios. “Agradeço a Copel por abrir as portas aos prefeitos. Vocês têm feito um excelente trabalho. Tenho plena convicção de que a Copel pode ouvir com carinho as demandas dos prefeitos e fazer o que é de praxe da companhia que é prestar um serviço de excelência e qualidade”, disse.

Investimentos – Para a Noroeste do Paraná, a Copel tem investimentos de R$ 461,3 milhões previstos para este ano, em obras de Alta Tensão e Média Tensão para a melhoria da distribuição de energia.  Seis novas subestações serão implantadas nos municípios de Cianorte, Campo Mourão, Santa Mônica, Brasilândia do Sul, Nova Londrina e São Pedro do Paraná, com investimentos que somam R$ 187 milhões.

Na área de abrangência dos 28 municípios representados pela Amunpar, também estão planejadas a ampliação da Subestação de Querência do Norte, 34,5 kV; a implantação de redes de alta tensão entre Loanda e Nova Londrina (que atende a Porto Rico); entre Graciosa e Amaporã, antiga rede Indenil (34,5kV); a transferência automática de energia entre Querência do Norte e o distrito de Santa Esmeralda; a implantação de segunda fonte de energia para Porto Brasílio (Querência do Norte); a conclusão do alimentador Montoya 13,8 kV (Paranavaí), do alimentador Alto Paraná, 34,5 kV (Paranacity e São João do Caiuá); a conclusão de interligações iniciadas do Paraná Trifásico;  e de novos transformadores, já implantados, nos balneários de Porto Rico, São Pedro do Paraná e Querência do Norte, além de novos religadores de energia na região.

Presenças – Além dos prefeitos de Mirador e Loanda, participaram da reunião na Copel, os prefeitos de Diamante do Norte, Eliel Corrêa; de Amaporã, Marcos Marin; de Nova Aliança do Ivaí, Licinho; de Santa Isabel do Ivaí, João da Nina; de Santa Cruz de Monte Castelo, Willian; de São João do Caiuá, Dr. Stefan Pauka; de Nova Londrina, Otávio (Vico) Henrique Grendene Bono; de Querência do Norte, Alex Sandro Fernandes; de Tamboara, Giovane Monteiro da Silva e de Itaúna do Sul, Gilson Construtor. 

Da equipe da Copel estiveram presentes o superintendente de Operações, Gustavo Theodor Carvalho; o superintendente de Construção e Manutenção, Paulo Valadão; o superintendente de Operações de Campo, Marcos André Bassetto e o gerente de divisão de Setor Público da Diretoria Comercial da Copel, Diogo Mantovani. 

Compartilhe: