Maria Clara é líder brasileira do salto em altura nas categorias sub-16 e sub-18. Expectativa é saltar acima de 1.70m
Competidora da equipe de atletismo de Paranavaí e aluna da Fundação Bradesco, Maria Clara Francez Belmonte, 15 anos, está viajando para Zlatibor, na Sérvia, onde disputará a prova do salto em altura no Gymnasiade, que é o Campeonato Mundial Escolar. A competição começa no sábado (5) e segue até o dia 12. As prova de atletismo serão nos dias 7,8,10 e 11.
Na madrugada de terça-feira (1ºde abril), Maria Clara saiu de Maringá com destino a São Paulo, onde encontrou os demais atletas e comissão técnica que representarão o Brasil na competição. A delegação brasileira embarcou na tarde desta quinta-feira (3) para a Sérvia.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Antes do embarque, a atleta conversou com o Diário do Noroeste sobre a expectativa para a competição e detalhou sua preparação. “Estou muito ansiosa”, disse.
A competidora afirmou que a expectativa é saltar acima de 1.70m para conseguir trazer uma medalha para o Brasil. Atualmente Maria Clara é líder brasileira do salto em altura nas categorias sub-16 e sub-18.
Sabendo que irá encontrar adversárias de muito talento, ela ressaltou a confiança no seu potencial e na preparação realizada. Os treinos voltados para o mundial foram diferentes em relação a outras competições.
De acordo com a atleta, desde que confirmada a vaga para o mundial os treinamentos ficaram mais intensos e específicos. Atividades de coordenações e repetições de saltos foram alguns dos trabalhos realizados.
Maria Clara se credenciou para o Gymnasiade depois de uma brilhante temporada em 2024, quando foi campeã Paranaense, Brasileira e Sul-Americana escolar. Porém a confirmação da convocação veio em fevereiro de 2025.
Depois de grandes resultados, a saltadora reconhece que a reponsabilidade é grande ainda mais por representar o atletismo de Paranavaí, do Paraná e do Brasil, porém, está tentando fazer com que seja algo leve para que não atrapalhe na hora de competir.
Amigos de escola, parceiros de equipes e principalmente os familiares foram os que ajudaram e apoiaram para que a preparação da atleta fosse mais tranquila. “Meus pais e família estão muito felizes. Eles são meus principais apoiadores”, contou.
Em 2022, outros dois competidores da equipe de Paranavaí participaram do Gymnasiade, que na época foi realizado na Normandia, França. Matheus Barros competiu no salto em distância, mas não consegui medalha. Eric, que compete na mesma modalidade de Maria Clara, foi campeão no salto em altura.