Objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação
REINALDO SILVA
Da Redação
A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 1º de abril em todo o Paraná e garantiu resultados positivos em Paranavaí, conforme avaliou a coordenadora de imunização, Gazieli Neves Barbaço: “Para os primeiros quatro dias, foi muito bom, principalmente porque percebemos uma procura maior dos idosos”.
A primeira remessa de vacinas enviada a Paranavaí continha 2.800 doses, das quais 2.016 foram aplicadas no período de 1º a 4 de abril.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
A distribuição do imunizante se deu de forma igualitária, com 200 doses para cada sala de vacina nas seguintes unidades básicas de saúde: Distrito de Graciosa, Campo Belo, 3 Conjuntos, Panorama, Celso Konda, Jardim Maringá, Centro, Distrito de Sumaré, Chácara Jaraguá, Jardim Morumbi, Zona Leste, Ouro Branco, Monte Cristo e Coloninha. Todas atendem das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Grazieli Barbaço reiterou que todas as pessoas que pertencem aos grupos prioritários têm direito à vacina gratuita.
Estão na lista crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, idosos a partir de 60 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, indígenas, quilombolas, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens (12 a 21 anos) sob medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.

Foto: Arquivo DN
O Ministério da Saúde ensina que a dose da vacina da gripe leva 15 dias para fazer efeito, portanto, quanto mais cedo se der a aplicação, mais eficaz será a proteção contra os vírus durante os dias mais frios que se aproximam.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.
As vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde são trivalentes, ou seja, protegem contra três tipos de cepas do vírus Influenza que mais circularam nos hemisférios Norte e Sul, sendo capazes de causar formas graves e óbitos da doença. Dessa forma, existe a possibilidade de ser infectado por uma cepa diferente do que as incluídas na vacina.