(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Com salto de 2%, indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Com salto de 2%, indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

COM SALTO DE 2%

Indústria do Paraná foi o principal motor do Brasil em fevereiro, aponta IBGE

A indústria paranaense cresceu 2% em fevereiro na comparação com janeiro, segundo a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo melhor resultado do País, atrás apenas de Pernambuco (6,5%), e acima da média nacional, que ficou estagnada com -0,1%. O Estado exerceu a principal influência positiva no índice geral em fevereiro.

No âmbito regional, o Estado ficou à frente do Rio Grande do Sul, que registrou crescimento de 0,5%, e de Santa Catarina, que teve queda de -0,6% em fevereiro. O Paraná também se destacou em relação a estados com polos industriais robustos, como São Paulo (-0,8%), Rio de Janeiro (-0,3%) e Minas Gerais (-0,2%), todos com índices negativos.

Na comparação entre fevereiro de 2025 com o mesmo mês de 2024, a indústria paranaense segue como a segunda que mais cresceu no País, com 5,5%, índice quase quatro vezes maior que a média nacional, de 1,5%. O resultado está muito próximo de Santa Catarina (6%), primeiro colocado. Completa o top 3 o estado do Pará, com 5,1%.

Quando analisado o acumulado de 2025, o Paraná registrou o terceiro melhor resultado nacional, com 3,3%, encostado no Rio Grande do Sul, com 3,5%. Santa Catarina lidera neste indicador, com 7,6%. No cenário nacional, a média brasileira no período foi de 1,4%.

Nos últimos 12 meses, o Paraná acumulou alta de 4,1% quando comparado ao período imediatamente anterior, resultado bem acima da média brasileira, de 2,6%. É o quinto melhor resultado do País, atrás de Santa Catarina (7,7%), Pará (5,7%), Ceará (5,4%) e Mato Grosso (4,3%).

Setores – O destaque da produção industrial paranaense na comparação entre os meses de fevereiro de 2024 e de 2025 foi o setor de fabricação de produtos químicos, com 25,4%, seguido pela fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias, com alta de 18,4%, e fabricação de móveis, com 12,6%, contribuindo para o resultado de 5,5% na indústria de transformação paranaense. Dos 13 segmentos ativos no Estado, nove tiveram resultados positivos.

Além destes segmentos, no acumulado de 2025 também se destacaram a fabricação de máquinas e equipamentos (14,1%), fabricação de produtos minerais não metálicos (9,4%) e fabricação de produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos), com 9%.

Em 12 meses, a indústria de máquinas, aparelhos e materiais elétricos foi a principal responsável pela alta de 4,1% da indústria do Paraná no período, registrando crescimento de 23,9%, enquanto que a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias cresceu 16,2% e a fabricação de móveis registrou aumento de 13,4%, maior alta do País neste setor.

Compartilhe: