(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TRÂNSITO

4,6 mil pessoas já trocaram a foto da CNH com a autobiometria facial do Paraná

O projeto de autobiometria facial lançado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) em janeiro já permitiu 4,6 mil atualizações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A tecnologia, desenvolvida pela Celepar, está disponível no aplicativo Detran Inteligente e permite que o próprio cidadão faça a renovação da foto do documento pelo celular.

Atualmente, a funcionalidade está disponível para um grupo restrito de condutores, selecionados automaticamente pelo sistema com base em critérios como a data da última foto registrada e a qualidade da imagem no cadastro.

Quando o usuário tenta agendar um atendimento presencial para coleta biométrica, seja pelo site do Detran-PR ou pelo aplicativo Detran Inteligente, o sistema verifica se ele se enquadra nos requisitos para utilizar o autoatendimento. Caso esteja apto, a opção de atualizar a foto da CNH pelo celular é oferecida imediatamente, tornando o processo mais ágil e prático.

A atualização biométrica por autoatendimento sempre foi uma meta dos órgãos responsáveis pela identidade civil. “O projeto autobiometria se destaca por combinar tecnologias de Inteligência Artificial para orientar o usuário na captura da foto, garantir a conformidade legal e reforçar a segurança com validação facial e mecanismos antifraude”, afirma Eldimar Soares Teixeira, analista da Celepar responsável pelo projeto.

A solução está integrada ao processo de transformação digital do Detran-PR, tornando o serviço mais ágil, moderno e seguro para os condutores. “O projeto de autobiometria facial, que iniciamos em fase de testes em janeiro, tem sido um grande sucesso. A tecnologia tem proporcionado mais agilidade, segurança e qualidade no processo de atualização da foto da CNH para os condutores do Paraná”, afirma Adriano Furtado, diretor do Detran/PR.

“Nosso próximo passo é ampliar o serviço, alcançando um número cada vez maior de usuários e garantindo esse benefício a todos os paranaenses”, complementa.

Para garantir a melhor experiência no uso da autobiometria e evitar que a captura da imagem seja rejeitada, o Detran-PR orienta os usuários a seguir algumas recomendações:

– Escolher um local com boa iluminação, preferencialmente luz natural

– Manter a lente da câmera limpa para evitar distorções na imagem

– Evitar acessórios que cubram o rosto, como bonés, fones e óculos escuros

– Não utilizar maquiagem pesada, que pode alterar as feições

– Segurar o celular de forma estável e na altura dos olhos durante a captura

Fonte: AEN

Compartilhe: