A pedido da Comissão Permanente de Educação da Câmara de Paranavaí, a secretária municipal da pasta, Wanessa Durante, esteve na Casa Legislativa para tratar de temas relevantes, incluindo o plano de cargos e salários do magistério, climatização das salas de aula e a situação dos agentes de apoio educacional. A reunião ocorreu na manhã da última segunda-feira (7).
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Durante a reunião, a secretária apresentou um balanço inicial de sua gestão, enfatizando a importância de uma educação de qualidade e a necessidade de padronização em práticas pedagógicas. A discussão incluiu também a valorização dos profissionais da educação e os desafios enfrentados no início do mandato.
Dentre os assuntos levantados pelos vereadores: a necessidade de revisar o plano de cargos e salários do magistério, defasado desde 2006; a preocupação do acompanhamento dos alunos autistas nas escolas e a falta de condicionares de ar.
Wanessa afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, existe um comprometimento da gestão em melhorar a qualidade da educação, inclusive de manter e até subir o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que alcançou na última avaliação, 8,1; que em relação aos autistas está sendo realizado um estudo para identificar as necessidades específicas de cada aluno e garantir que tenham o suporte adequado, integrando professores e agentes de apoio nas salas de aula, de modo a oferecer um atendimento mais personalizado. Já, quanto à climatização das salas, a secretária destacou que os trabalhos estão em andamento, e que esta questão é uma prioridade do governo municipal, essencial para garantir um ambiente escolar confortável, especialmente em uma cidade com temperaturas elevadas.
Outra matéria enfatizada foi a importância de valorizar os profissionais da educação, que são fundamentais para a transformação da história de uma cidade. A secretária Wanessa e os vereadores concordaram que a contratação de profissionais especializados para revisar o plano de cargos e salários é uma prioridade, pois impacta diretamente a motivação e a qualidade do trabalho dos educadores.