Lançamento ocorreu durante reunião da Academia de Letras e Artes de Paranavaí, no campus da Unespar. Evento integra a série de atividades do Abril Literário
O advogado Renato Benvindo Frata e a professora Terezinha de Nadai, integrantes da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (Alap), lançaram os seus mais recentes livros na noite da última quinta-feira (10). A apresentação das obras ocorreu durante reunião da Academia no Anfiteatro Professora Luzia Bana, campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).
Diversas lideranças e universitários prestigiaram o evento. Em nome do prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, a secretária de Educação, Wanessa Durante, destacou a importância do momento. Ela falou dos valores culturais do Noroeste. Pontuou que Renato e Terezinha dão grande contribuição ao desenvolvimento educacional e ao despertar para a importância dos livros.

Foto: Alex Martins
Superintendente geral de Promoção do Equilíbrio Regional do Governo do Paraná, o ex-prefeito Rogério Lorenzetti destacou a grandeza do ato de escrever. Homenageou os escritores e manifestou alegria por participar de um momento tão especial para os autores e para a Alap. Rogério agradeceu, em nome do Governo, a contribuição dos autores para o crescimento da educação e da cultura paranaenses. Lorenzetti é integrante honorário da Academia de Letras e Artes.
Presidente da Alap, a professora Adriana Prado Santos falou da alegria pela realização de uma noite especial, marcada pelo lançamento dos livros dos acadêmicos de grande vivência cultural no Paraná, especialmente, na Região Noroeste. Ela agradeceu a presença dos convidados e reiterou o compromisso da Academia com a educação e com a cultura nos seus sentidos mais amplos.

Foto: Alex Martins
Presidente do Conselho Honorífico da Alap, o jornalista Chico Ramos discorreu sobre a história da entidade, iniciada em 2007 e instalada oficialmente no dia 29 de agosto de 2008. Fez uma menção especial aos fundadores. A professora Cleuza Penha (in memorian), por exemplo, deu grande contribuição e foi eleita, por mérito, como a Patronesse da Academia.
Renato Benvindo Frata – Autor de diversas obras e premiado em festivais e eventos culturais em várias cidades do País, Renato Frata discorreu sobre a sua contribuição literária. Ele falou do processo de criação e as particularidades do ato de escrever. Também agradeceu a presença das pessoas, especialmente de muitos colegas professores e jovens universitários. A obra apresentada na noite de autógrafo é “Crepúsculos Outonais”, de contos e crônicas.
Publicou os livros: A Pá de Polenta (conto – premiado no Femup -1994); O Sapo Chorão (infantil – publicado pela Secretaria Municipal da Educação de Paranavaí); Reflexão dos Cinquenta (conto – publicado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná);
O Cavalariço e a Rainha Roxa (contos e crônicas – Prêmio Literário da UBE/RJ); Quarto de Solteiro (crônicas); Ipê Amarelo (contos e crônicas – premiado no Femup); Azarinho e o Caga-fogo (contos e crônicas – premiado no Femup e no Concurso Literário de Brasília); Coleção Alegria (infantil – 6 contos); O Gato Tiziu (infantil em parceria com seu neto, Alexandre Luís Frata Selani); A Barata Serafina – Fazendo Amigos – (infantil); O Passeio da Barata Serafina (infantil); 308 Minicontos (com até 150 toques);
200 Microcontos (com até 100 toques); Rosso Saladete, o Intrépido Tomate, (infantojuvenil); Fragmentos (crônicas).
Em revisão: Besouro Pimpão e a Barata Serafina (infantil).

Foto: Alex Martins
Terezinha de Nadai – Professora de Alto Paraná, Terezinha de Nadai apresentou a sua quarta obra literária voltada ao público infantil. Quem foi ao lançamento de “Pompolino” testemunhou a maneira única de a autora falar sobre o trabalho para as crianças. Apaixonada pela educação, brindou os participantes com o seu jeito único de contar histórias e sua visão de mundo ao apresentar para os pequenos as belezas da viagem da vida, retratada em traços e textos.
Currículo – Graduada em Letras pela Fafipa – Paranavaí;
especialização em Intertextualidade entre as Literaturas de Língua Portuguesa – Unespar/Fafipa, Campus Paranavaí; iniciou a carreira no magistério na Creche Ana Nery de Alto Paraná – 1989/1990;
1991; lecionou na Escola Estadual Santa Maria – Distrito de Santa Maria; 1992/1993 Escola Municipal Cristiano Barbon – Distrito de Santa Maria; 1994 Escola Estadual Maristela – Distrito de Maristela – turma de Educação Artística período noturno; 1994 até 2020 lecionou na Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho em turmas de alfabetização.
Publicou seu primeiro livro infantil em 2020 – O Mistério no Zoológico pela CRV; em 2023 seu segundo livro Brinque Comigo! pela FEP; em 2024 o terceiro livro O Sumiço das Vogais pelo Editorial Casa; Publicou um artigo em 2022 intitulado Atividade de Estudo Detetive de Palavras na Alfabetização; ministrou em novembro de 2023 uma oficina pedagógica na XV Jornada de Pedagogia – Unespar, apresentando seu trabalho em alfabetização denominado Detetive de Palavras; participou da 11ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), com o lançamento do livro Brinque Comigo!; presidente do Centro Espírita A Caminho da Luz de Alto Paraná.

Foto: Alex Martins